Avançado maliano "ofereceu" seis pontos ao FC Porto no campeonato. Contra o Santa Clara fez o único golo. Nos Açores e contra o Rio Ave, no Dragão, também foi ele a desequilibrar.
Corpo do artigo
Há pouco mais de um ano, Marega marcou o golo que selou a conquista do título pelo FC Porto.
Na deslocação aos Barreiros, o maliano fez, de cabeça, o único golo da partida, oferecendo a vitória e mais dois dos dez pontos [se não marcasse, o jogo ficaria empatado] que tiveram a sua assinatura no último campeonato.
Em 2018/19, o avançado está menos goleador, mas continua a ser decisivo, ajudando a manter as aspirações na renovação do título. No sábado, contra o Santa Clara, Marega fez o golo solitário do encontro, voltando a ser fundamental para a vitória, como já tinha sido na deslocação aos Açores [frente ao mesmo adversário desta jornada] e na receção ao Rio Ave na primeira volta, jogos ganhos por 2-1, com o maliano a assinar o último golo.
Ou seja, seis dos 75 pontos que o FC Porto tem nesta altura resultaram diretamente dos golos decisivos de Marega, que ainda só faturou nove vezes no campeonato, quando na época passada terminou com 22. Igual só mesmo Tiquinho Soares, ainda que o brasileiro já marcado mais: 13 golos. Porém, foi decisivo em três jogos, como Marega. No caso as duas jornadas com o Braga (1-0 no Dragão e 3-2 em Braga [marcou o penálti decisivo]) e no 1-0 com o Tondela.
Olhando para todas as competições, Marega distancia-se de Soares porque também foi decisivo no triunfo sobre o Galatasaray (1-0) na Champions e nos 4-3 ao Moreirense da Taça de Portugal. Aqui marcou dois golos, inclusive. Tiquinho Soares, além dos três jogos já referidos do campeonato, só fez o golo da diferença no 3-2 da Taça da Liga ao Belenenses.
Curiosamente, é um dos menos utilizados que surge como terceiro jogador com mais golos decisivos: Hernâni que garantiu os triunfos com o Boavista (campeonato), Leixões (Taça de Portugal) e Chaves (Taça da Liga).
Apanhou Quaresma no Dragão
Marega decidiu o encontro com o Santa Clara e com esse golo passou a somar 28 em 50 jogos disputados no Estádio do Dragão. O maliano apanhou Quaresma na contabilidade dos goleadores do palco dos portistas, ocupando ambos o 9.º lugar da tabela geral. À frente de Marega estão Lucho (30), Varela (31), Aboubakar (33), Brahimi (35), Lisandro (36), Falcao (40), Hulk (44) e Jackson (49). Com mais dois jogos agendados para o Dragão até final da temporada, o avançado do Mali poderá ainda trepar mais alguns lugares na tabela.