FC Porto alinha as próximas estrelas: os dois que vão dar o salto e outras seis promessas
Romário Baró e Fábio Silva entram na sexta-feira em ação na final-four da Youth League, mas a SAD antecipou o assédio dos tubarões e renovou o contrato das duas pérolas: o primeiro até 2023, o segundo até 2021.
Corpo do artigo
Sexta-feira, na Suíça, quando a equipa de sub-19 do FC Porto entrar em campo para disputar as meias-finais da Youth League, contra os alemães do Hoffenheim, os olhos dos elementos dos departamentos de scouting dos grandes clubes da Europa estarão nas jovens promessas dos dragões.
Romário Baró e Fábio Silva iniciarão em breve a fase de integração na equipa A
Romário Baró e Fábio Silva certamente merecerão muitas linhas nos respetivos blocos de notas, mas o FC Porto está precavido para o eventual assédio dos tubarões e deposita em ambos enormes esperanças, estando mesmo previsto que deem o salto brevemente. Foi por isso, de resto, que se acautelou e prolongou o contrato dos dois. O médio, de 19 anos, renovou no dia 17 de dezembro de 2018 até 30 de junho de 2023. Já o avançado, filho do antigo internacional português Jorge Silva, assinou o seu primeiro contrato como profissional no dia 17 de julho de 2018, precisamente quando completou 16 anos, e está agora "preso" até 30 de junho de 2021.
O salto que Romário Baró e Fábio Silva darão na próxima época, porém, será distinto. Baró andará entre o plantel principal e a equipa B. A possibilidade de integrar o estágio de pré-época chegou a ser equacionada, mas o médio tem praticamente garantido um lugar no lote de convocados que vai marcar presença na fase final do Campeonato da Europa de sub-19, a realizar na Arménia de 14 a 27 de julho deste ano. Como nessa fase a equipa já estará a trabalhar, só a dispensa da seleção, como sucedeu na época passada com Diogo Leite, lhe permitiria ir para estágio.
Fábio Silva soma 34 golos em 43 jogos em todas as competições esta época. Romário Baró contabiliza 10 golos em 44 jogos
Com apenas 19 anos, feitos no dia 25 de janeiro, Romário Baró tem uma qualidade técnica invejável que lhe permite encarar os adversários com uma facilidade impressionante. Com capacidade para jogar como médio-direito, na esquerda ou no centro, o internacional sub-19 português pode ainda jogar como segundo avançado. A cumprir a quinta temporada no FC Porto, depois de dois anos no Sporting e um no Atlético Povoense, Baró alinhou em 44 jogos em todas as competições esta temporada, somando ainda 10 golos, cinco deles na Youth League.
No caso de Fábio Silva, que na próxima época ainda terá idade de júnior, será integrado na equipa B. O avançado é visto como uma das grandes promessas do futebol português, tendo lugar garantido nos convocados que vão marcar presença na fase final do Europeu de sub-16 que irá decorrer na Irlanda, de 3 a 19 de maio. Com 43 jogos em todas as provas na presente época, o avançado soma 34 golos. Amanhã, na Suíça, tem oportunidade de voltar a mostrar serviço.
Elogiados pelo adjunto de Klopp
No verão de 2018, e numa altura em que Fábio Silva ainda não tinha renovado pelo FC Porto, o Liverpool foi apontado como possível destino do avançado. Pepijn Linders, atual adjunto de Jurgen Klopp, técnico dos reds, conhece-o bem dos tempos em que trabalhou na formação portista. Na entrevista que concedeu recentemente a O JOGO, o treinador holandês recordou alguns jovens que já estavam a despontar em 2014, ano em que se mudou para Anfield, destacando os nomes de Fábio Silva, Fábio Vieira, João Mário e Romário Baró.
Outras promessas
Tomás Esteves
Posição: lateral-direito
Idade: 17 anos
Com apenas 17 anos, feitos no passado dia 3, o lateral-direito está a realizar uma grande época, que terminará com a presença na fase final do Campeonato da Europa de sub-17, na Irlanda. Apesar da tenra idade, cumpre a oitava temporada no FC Porto, depois de ter iniciado a ainda curta carreira no ADECAS (Associação Desportiva e Cultural Aboim), clube da freguesia de Aboim das Choças/ Sabadim, em Arcos de Valdevez. Além de defender bem, Tomás Esteves é um lateral-direito que dá profundidade ao futebol da equipa
Mor Ndiaye
Posição: médio
Idade: 18
Olha-se para o relvado, vê-se os primeiros minutos e desde logo faz recordar Costinha, o médio que está na história do FC Porto. Mor, como deverá ser conhecido no futuro, porque o apelido Ndiaye é bastante comum, tem um sentido posicional invejável. Bom na recuperação de bolas, preenche bem os espaços. O jovem senegalês não é de avançar muito com a bola, optando por jogar simples.
João Mário
Posição: extremo
Idade: 19
Começou a jogar no clube da terra natal, na Sanjoanense, mas desde cedo deixou São João da Madeira para assinar pelo FC Porto. Utilizado com frequência na equipa de sub-19 e também nos bês, soma 27 encontros e seis golos na presente temporada. Tecnicamente muito evoluído, faz ainda uso da velocidade a jogar pelas alas. Soma 13 internacionalizações e deve ser um dos eleitos do selecionador Filipe Ramos para a fase final do Campeonato da Europa de sub-19. Foi mais um dos que prolongou o contrato com o clube até 2022.
Tiago Lopes
Posição: lateral-esquerdo
Idade: 18 anos
Aos 12 anos começou a jogar futsal no Bicesse, pequeno clube de Cascais, e dois anos depois fazia a estreia no futebol federado, nos alentejanos do Elvas. Em 2014, nova mudança radical e muitos quilómetros para percorrer quando assinou pelo FC Porto. Em 2015/16 foi cedido ao Padroense, onde trabalhou com Mário Silva, aprimorando as enormes qualidades que tem. Reencontrou o técnico esta época e tem crescido imenso, ao ponto de espreitar uma presença na fase final do Europeu de sub-19. Lateral-esquerdo equilibrado, tanto a defender como a atacar.
Fábio Vieira
Posição: médio
Idade: 18 anos
A renovação do contrato até 2022 diz bem da confiança que os responsáveis do FC Porto têm neste médio que tem percorrido todos os escalões. Com boa capacidade para recuperar bolas e boa leitura de jogo, faz bem a ligação entre a defesa e o ataque. A boa época que está a realizar nos sub-19 valeu-lhe a chamada à equipa B e deve garantir-lhe um lugar na fase final do Campeonato da Europa de sub-19.
Afonso Sousa
Posição: médio
Idade: 18 anos
Filho de Ricardo Sousa e neto de António Sousa, o médio-ofensivo tirou um pouco de cada um dos familiares para se tornar um jogador tecnicamente evoluído e com boa visão de jogo, capaz de jogar pelo meio ou pelas alas. Apesar de ter começado a dar os primeiros pontapés na bola no Beira-Mar, mudou-se cedo para o FC Porto e tem deixado a sua marca em todos os escalões por onde tem passado. Tido como um jogador de largo futuro, renovou recentemente até 2021.