Conceição vai disputar o 12.º jogo com o vizinho do Bessa, ultrapassando Artur Jorge e Pedroto. Soma dez vitórias e apenas um empate... Partida muito especial para o treinador na receção ao Boavista também por ser a 200.ª no campeonato ao serviço dos dragões. É apenas o segundo treinador na história do clube a atingir esta fasquia.
Corpo do artigo
Sérgio Conceição vai tornar-se, domingo, no treinador do FC Porto com mais dérbis da Invicta disputados. Será o 12.º encontro com os vizinhos do Bessa, o que lhe permitirá deixar para trás, de uma assentada, José Maria Pedroto (este tem mais quatro no currículo, mas no banco dos axadrezados) e Artur Jorge, com quem partilhava o número (11) de partidas contra o Boavista.
A maior diferença, porém, está na taxa de sucesso: Conceição é um verdadeiro especialista nestes tipo de encontros, estando com 90,9% de aproveitamento, fruto de dez vitórias e um empate (em oito dos dérbis o FC Porto nem sequer sofreu golos), bem melhor do que o "Zé do Boné", que apresenta 63,6 por cento de triunfos, e do que Artur Jorge, que ganhou pouco mais de metade (54,5%) das vezes no jogo mais "quente" da cidade do Porto.
Na história do FC Porto, refira-se, há três treinadores que têm um registo superior ao de Sérgio Conceição nos dérbis, contudo, com menos de metade dos jogos disputados. José Mourinho (5), Siska (4) e Hermann Stessl (4) saíram sempre vencedores do confrontos com os axadrezados.
Um dúzia de dérbis passará, então, a ser o novo máximo, com a curiosidade de todos terem sido no campeonato já que desde a chegada de Conceição que os sorteios das taças não colocam frente a frente as duas maiores equipas da Invicta. Não faltam, porém, peripécias nestes jogos, desde a suspensão que foi aplicado ao treinador portista mesmo em cima do jogo de 2021/22, no Dragão, aos castigos que aplicou a Marchesín, Saravia, Uribe e Luis Díaz, excluindo-os do jogo no Bessa de 2018/19 por terem infringido o regulamento interno do clube, levando à estreia no campeonato do atual dono da baliza portista, Diogo Costa. Ou ainda o triunfo arrancado a ferros, em casa do vizinho, aos 90"+5", por Hernâni (2018/19).
O segundo a chegar aos 200
A partida com o Boavista será também especial por permitir a Sérgio Conceição chegar às duas centenas enquanto treinador do FC Porto no campeonato. Algo que até à data apenas José Maria Pedroto tinha conseguido. O malogrado técnico cumpriu 236, fasquia que o atual "homem do leme" portista só poderá atingir na parte final da próxima temporada. Para Sérgio tudo começou em agosto de 2017 com uma goleada por 4-0 ao Estoril, no Dragão. Ao todo são 155 triunfos (78%), 28 empates e 15 derrotas, o que significa que conquistou 493 pontos nestas seis temporadas.