Vitória de Guimarães B e Leixões somam um ponto cada, curto para o objetivo de cada uma das equipas.
Corpo do artigo
Um golo tardio de Tomané deu o empate 1-1 ao "aflito" Vitória de Guimarães B na receção ao Leixões, que se pode atrasar na luta pela subida, em jogo da 39ª jornada da II Liga. Num encontro disputado à porta fechada, Tomané, nos descontos, repôs a igualdade, numa partida que os vimaranenses foram a melhor equipa em campo, apesar de terem estado muito tempo em desvantagem.
O resultado não serve a nenhuma das equipas, uma vez que o Leixões continua no terceiro lugar da II Liga, com 65 pontos, e pode ficar a quatro pontos do acesso à I Liga, caso o Arouca vença a Naval no domingo. Já a equipa de Guimarães continua no último lugar da tabela, com 29 pontos e pode descer de divisão já nesta semana, caso Trofense, Marítimo B e Braga B vençam os seus jogos, independentemente do desfecho que poderá ter o encontro com os bracarenses da 29ª ronda, que ainda carece de uma decisão final da Liga de Clubes.
Vitória B e Leixões entraram em jogo com postura atacante e proporcionaram um quarto de hora inicial aberto e equilibrado, embora, em momentos, atabalhoado. O Leixões ganhou ascendente na partida e dispôs de uma grande penalidade que castigou falta de Luís Rocha sobre Tiago Borges, que, na conversão, permitiu a defesa de Assis, que desviou a bola para o poste (19 minutos).
Nesta altura, a formação de Matosinhos dominava e chegaria ao golo três minutos depois: Cadinha recebeu a bola, à entrada da grande área, e desferiu um pontapé que entrou junto ao ângulo superior direito da baliza de Assis. Em desvantagem, os vimaranenses reagiram e, a partir da meia hora, dominaram totalmente o jogo. Siaka Bamba dispôs da melhor oportunidade para os vitorianos empatarem, aos 39 minutos, quando rematou de forma acrobática à trave.
Na segunda parte, o jogo teve sentido único para a baliza de Rui Sacramento. Fábio Fortes atirou por cima, aos 80 minutos, mas Tomané, já no período de descontos, igualou a partida com um remate rasteiro e colocado. No pouco tempo que restou, o jogo esteve partido e Tiago Almeida ainda foi expulso, após se ter envolvido numa quezília com Huguinho (90+3).
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória de Guimarães B - Leixões, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Cadinha, 22 minutos.
1-1, Tomané, 90+1.
Equipas:
- Vitória de Guimarães B: Assis, Pedro Lemos, Freire, Josué (Areias, 85), Luís Rocha, Siaka Bamba (Diogo Lamelas, 57), Bruno Alves, João Pedro, Índio (Fábio Fortes, 76), Tomané e Tiago Almeida.
(Suplentes: André Pereira, Amorim, Lassina Touré, Rafael Vieira, Diogo Lamelas, Areias e Fábio Fortes).
Treinador: Armando Evangelista.
- Leixões: Rui Sacramento, Gonçalo Graça, Nuno Silva, Nelson, Huguinho, Malafaia (João Novais, 68), Cadinha (Moedas, 71), Fábio Santos, Calé, Hernâni e Tiago Borges (Mailo, 86).
(Suplentes: Matos, Steven, Zé Augusto, Kizito, Moedas, João Novais e Mailo).
Treinador: Pedro Correia.
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luís Rocha (18), Freire (56), Gonçalo Graça (59), Moedas (83), Calé (89), Rui Sacramento (90) e Huguinho (90+3). Cartão vermelho direto para Tiago Almeida (90+3).