"Se Paulinho marcar 20 golos, dirão que é curto. Vão sempre arranjar conversa de café"
Em declarações a O JOGO, o empresário do avançado do Sporting garante que este tem tido vários clubes interessados, apesar do problema num pé que o obrigou a trabalho suplementar nas férias.
Corpo do artigo
Longe de ser um nome consensual entre os adeptos, Paulinho não tem problemas em lidar com as críticas alheias, segundo garante Fernando Meira, representante do camisola 20 leonino.
"Portugal é, por natureza, um país muito crítico, onde se fala muito e, muitas vezes, sem conhecimento profundo do fenómeno desportivo. Se o Paulinho marcar dez golos, dirão que dez golos é curto. Se marcar vinte, dirão que vinte é curto e, se marcar trinta, dirão que trinta não chega. Enfim, vão sempre arranjar conversa de café", afirma o agente a JOGO, resumindo em seguida o que sente o jogador perante os comentários sobre si, nem sempre abonatórios: "Essas críticas não o afetam minimamente."
Meira não tem dúvidas de que o avançado contratado ao Braga dorme sempre descansado, até pelo que trabalha em prol do coletivo leonino. "O Paulinho é um jogador que constrói, trabalha para a equipa e quer marcar sempre mais golos. As críticas não o afetam porque é forte psicologicamente. Estamos no mundo desportivo português e há que lidar com isso de forma tranquila", diz o empresário, explicando que ao jogador não falta ambição, uma vez que "quer cada vez mais".
E, ao ficarem para trás os tempos de um problema num pé que o obrigaram a jogar em sub-rendimento durante parte de 2021/22, aumentam as probabilidades de uma boa temporada a nível pessoal. "Na época passada jogou muitas vezes em sacrifício, com problemas físicos. Aliás, fez trabalho específico durante as férias para se apresentar bem agora", conta o profissional, explicando que, da sua parte, o grau de exigência é sempre máximo: "Nós [agentes] também queremos que ele faça o seu trabalho cada vez melhor. Na época passada ajudou muito o Sporting e este ano irá fazer o mesmo. Também tentamos pressioná-lo para atingir sempre patamares exibicionais mais elevados e ser cada vez mais competitivo." No seu entender, porém, a vontade do camisola 20 não chega; os companheiros da equipa têm também de dar uma ajuda: "Independentemente das opções do treinador, o Paulinho tem de estar sempre disponível. Se perguntarem se pode melhorar, é evidente que pode. A verdade é que quanto maior for a competitividade da equipa, melhores se tornam os seus jogadores."
"Porque não marcar ao Braga?"
Paulinho vai tentar fazer da deslocação de amanhã a Braga um jogo especial na carreira. Isto porque, se marcar, será a primeira vez que o consegue frente a uma antiga equipa, conforme pode ler-se no quadro em anexo. "Se estiver bem, pode marcar a qualquer equipa, como já se viu na Champions. Também marcou ao Benfica, por exemplo. Porque não marcar ao Braga? Se tiver oportunidade vai fazê-lo", comentou Meira, informando depois que o avançado já tem pretendentes. "Alguns clubes perguntaram por ele neste defeso, mas a questão nem se coloca agora. O Sporting está satisfeito com ele e ele está satisfeito com o Sporting."