Médio deixou de ser opção e nem no banco do Vitória de Guimarães tem lugar.
Corpo do artigo
Emprestado pelos brasileiros do Vasco da Gama à segunda tentativa de negócio, Santiago Montoya chegou a Guimarães com o rótulo de craque e com o objetivo de se assumir como patrão do meio-campo, mas decorridos dois terços do campeonato os números do médio são confrangedores. Soma nove jogos no conjunto de todas as competições, com 304 minutos no campeonato e 109 repartidos pelas participações na terceira pré-eliminatória da Liga Europa e Taça de Portugal.
Aliás, a última vez que o colombiano foi visto a titular aconteceu há cerca de cinco meses, quando o Vitória perdeu em Penafiel e acabou afastado da Taça de Portugal na primeira eliminatória em que participou. Nesse jogo, Sérgio Conceição colocou-o no ataque, descaído nos flancos, e depois disso o médio desapareceu praticamente da vista, só voltando a ser utilizado em finais de janeiro, quando entrou para os últimos sete minutos do jogo com o União da Madeira. Sem espaço na equipa principal, até pela afirmação de Otávio, Montoya tem vindo a somar minutos na equipa B, com nove jogos, quase sempre a titular, e com dois golos marcados pelo meio.
A cerca de dois meses do fim da I Liga, e com o contrato prestes a terminar, o regresso do médio ao Brasil é bastante provável, não havendo movimentações no sentido de prolongar o empréstimo.