O presidente do Santa Clara é recandidato e pretende revolucionar o futebol de formação no arquipélago
Corpo do artigo
A construção de um Centro de Apoio ao Desporto Açoriano é a grande bandeira eleitoral apresentada esta sexta-feira por Rui Cordeiro. O presidente do Santa Clara apresenta-se como candidato a um novo mandato à frente dos açorianos e pretende revolucionar o futebol de formação nos Açores com a construção de uma Academia. No decorrer da apresentação da sua recandidatura, Rui Cordeiro explicou que o projeto pretende envolver parceiros privados mas também "o Governo Regional, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, todos os clubes da Região e a Associação de futebol", com o objetivo de replicar na região o que já se faz no território continental com o objetivo único de "reter nos Açores talento regional que existe nas nove ilhas do arquipélago".
O presidente do atual segundo classificado da II Liga diz que o futebol de formação nos Açores apresenta algumas lacunas e "o Santa Clara, como um dos maiores embaixadores do desporto na região", vai procurar contribuir para que a futebol de formação seja potenciado com a descoberta de novos talentos e a sua rentabilização na equipa profissional do clube. Rui Cordeiro, que sustenta a sua recandidatura na enorme onda de apoio que tem sentido dos sócios e simpatizantes do clube nos últimos tempos, ressalta que pretende também continuar com o trabalho de recuperação financeira e credibilização do Santa Clara.
Além disso, o presidente entendeu anunciar a sua recandidatura a cerca de dois meses das eleições (que deverão ocorrer em junho) para não ficar refém dos resultados desportivos da equipa. Ainda assim, Rui Cordeiro manteve que o objetivo é a subida de divisão e, sobre isso, deixou uma promessa, apesar das muitas dificuldades que a equipa vai sentir até final da época: "Existem equipas que são levadas por vales e planícies para a I Liga. Nós temos de escalar montanhas e atravessar oceanos para chegar à I Liga. Mas nós temos a montanha mais alta de Portugal e vamos subir com todos os açorianos essa montanha. Quando o Santa Clara subir de divisão, nós, a equipa técnica, todos os jogadores, vamos ao Pico subir a montanha com a bandeira dos Açores e a bandeira do Santa Clara", prometeu o dirigente durante a apresentação da sua recandidatura realizada em pleno relvado do Estádio de São Miguel.