Espanhol começou no banco nos últimos três jogos, mas rendimento de Deniz Gul não convenceu. Jogo da ronda 32 do campeonato com início às 20h15 desta sexta-feira
Corpo do artigo
Samu prepara-se para voltar à titularidade no FC Porto e terminar com um ciclo inédito de três jogos em que foi suplente por não estar a cem por cento fisicamente, mas também como consequência da presença na noitada de aniversário de Otávio. Casa Pia, Famalicão e Estrela da Amadora foram os encontros em que só saiu no banco na segunda parte, uma experiência que desconhecia até ao mês de abril. Deniz Gul foi o seu substituto, mas o rendimento do internacional turco esteve longe de convencer – não teve qualquer ação decisiva e foi sempre substituído – pelo que será com normalidade que saltará das escolhas iniciais.
Para Samu será o reencontro com uma das duas equipas a quem marcou e assistiu na primeira volta. Em Moreira de Cónegos, o espanhol abriu o marcador após oferta de Rodrigo Mora, fazendo depois o passe para André Franco estabelecer o 3-0 final numa das exibições mais conviventes do FC Porto esta temporada. O ex-Atlético de Madrid vai procurar repetir o feito não só para quebrar o jejum de golos que dura desde o clássico com o Benfica como também para igualar ou bater os registos de dois outros avançados em ano de estreia nos portistas: Taremi e Marega faturaram por 23 vezes, mais um do que o pecúlio atual de Samu. Mais longe, bem mais longe, encontram-se Djalma (28), Jackson Martínez (31), Falcao (34) e Jardel (35).
A troca de ponta-de-lança não será a única alteração produzida por Martín Alselmi que, por motivos disciplinares, também terá de encontrar uma solução para a ausência de Alan Varela. Neste caso, a entrada de Nehuén Pérez para o eixo defensivo e consequente adiantamento no terreno de Eustáquio deve ser a fórmula escolhida. Na baliza, recorde-se, mantém Cláudio Ramos visto que Diogo Costa continua em tratamento.
Otávio de volta, William de fora
Martín Anselmi chamou praticamente todos os jogadores que tem à disposição, com a exceção de William Gomes. O ala brasileiro, que foi novidade para o Estrela da Amadora, depois de recuperar de lesão, volta a ficar de fora dos eleitos, por opção do treinador. De resto, Gonçalo Borges – cumpriu castigo com o Estrela da Amadora – e Otávio são as novidades. No caso do central, é um regresso depois da polémica festa de aniversário que lhe valeu um processo disciplinar (que ainda aguarda decisão interna), uma semana a treinar em dose dupla e, ainda, a chamada para o último jogo. De fora ficam ainda Tiago Djaló, que não voltará a jogar pelo FC Porto até ser devolvido à Juventus, Alan Varela (suspenso) e Diogo Costa, Grujic e Vasco Sousa, todos lesionados.
Onze provável do FC Porto: Cláudio Ramos; Zé Pedro, Nehuén Pérez e Iván Marcano; João Mário, Fábio Vieira, Eustáquio e Moura; Pepê, Samu e Rodrigo Mora.
Onze provável do Moreirense: Caio Secco; Dinis Pinto, Marcelo, Maracás e Frimpong; Rúben Ismael e Ivo Rodrigues; Cédric Teguia, Alan e Joel Jorquera; Yan Maranhão.