Tendo apenas um jogo por disputar, o sueco tem um ponto de vantagem para Salah e Mbappé. Em branco nas duas últimas jornadas, o leão consentiu perigosa aproximação do francês que fez quatro golos. O jogador do Real Madrid e o egípcio do Liverpool têm ainda duas partidas.
Corpo do artigo
Viktor Gyokeres continua na liderança da corrida à Bota de Ouro, mas cada vez mais apertado por Mbappé e Salah, avançados do Real Madrid e Liverpool, respetivamente. E o perigo é real, pois estes dois jogadores ainda gozam de duas jornadas para tentarem roubar o trono ao sportinguista. Gyokeres tem 38 golos na Liga Betclic, Mbappé e Salah somam 28, na La Liga e na Premier League, respetivamente. O internacional sueco aparece destacadíssimo no número de golos marcados, mas, como é sabido, os golos no campeonato português têm um peso menor na contabilidade do prémio, uma relação que deixa Gyokeres mais desconfortável diante da concorrência. A equação é simples: cada golo dos rivais vale dois pontos e cada golo do artilheiro da liga portuguesa vale 1,5 pontos. Perante este cenário e a faltar apenas uma partida para o final do campeonato, Gyokeres terá de acelerar contra o Vitória de Guimarães, amanhã, em Alvalade, para tentar manter os rivais à distância. O Real Madrid ainda vai medir forças com o Sevilha (fora) e Real Sociedad (casa) e o Liverpool terá pela frente o Brighton (casa) e o Crystal Palace (fora).
Contas feitas, o goleador dos leões soma 57 pontos, Salah e Mbappé 56. O francês, de resto, recuperou alento graças aos seis golos que marcou nas últimas três jornadas da liga espanhola. Lewandowski, do Barcelona, e Harry Kane, do Bayern, seguem mais atrás com 50 pontos cada um.
Esta época, o internacional sueco soma 52 golos em 50 partidas disputadas. Se olharmos para o rendimento na seleção sueca, teremos de juntar mais nove remates certeiros em seis jogos. Ou seja, 61 golos e 17 assistências.