Clube minhoto deseja rever o contrato do médio, apostando num vínculo mais duradouro e melhorando as condições salariais, já a pensar nos próximos mercados
Corpo do artigo
Tomás Händel é o homem do momento em Guimarães, uma das figuras do campeonato e o jogador mais valioso do plantel do Vitória. Com enorme margem de progressão, o médio está também no radar do selecionador de Portugal, Roberto Martínez. Juntando tudo, são dados mais do que suficientes para que, segundo O JOGO apurou, a SAD do clube vimaranense esteja já a pensar na renovação.
Apesar de o médio de 23 anos estar seguro com um contrato até 30 de junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, a administração vitoriana aposta numa revisão contratual, com aumento dos anos de ligação e melhoria salarial. Uma forma de premiar o jogador pelo seu elevado rendimento, mas também pelo profissionalismo que demonstra e que faz dele um dos jogadores mais acarinhados, tanto no plantel como pelos adeptos.
Além de premiar o jogador natural de Guimarães, o Vitória tenta acautelar o futuro, numa altura em que, segundo informações recolhidas por O JOGO, o médio tem mercado em Portugal e no estrangeiro. Falta apenas saber se o Vitória conseguirá, depois, suportar o assédio desses clubes já no mercado de inverno, pesando as contrapartidas entre o encaixe financeiro e a vertente desportiva.
Na reabertura do mercado de transferências, Tomás Händel poderá estar ainda mais valorizado, caso mantenha o bom rendimento e, eventualmente, se for chamado por Roberto Martínez à Seleção Nacional para os jogos de novembro, contra a Polónia (casa) e a Croácia (fora), ambos a contar para a Liga das Nações. Na altura da última convocatória, o selecionador nacional já deixou elogios ao médio vitoriano, dando a entender que podia chamá-lo a qualquer momento, até porque tem visto os jogos desta prova como bons testes para preparar a fase final do Campeonato do Mundo de 2026, altura em que Tomás Händel terá apenas 25 anos e muita experiência acumulada para poder ser uma mais-valia.
Apenas superado por dois rivais
A cotação de Tomás Händel tem subido em flecha nos últimos tempos e, na semana passada, passou a estar avaliado em dez milhões de euros, segundo o Transfermarkt, site especializado na cotação de mercado dos jogadores. Analisados os novos dados e retirando das contas os valores atribuídos aos jogadores de Sporting, FC Porto e Benfica, o médio do V. Guimarães passou a ser o terceiro elemento da I Liga com o valor mais elevado, sendo apenas superado pelo uruguaio Zalazar (16 M€) e Ricardo Horta (15M€), ambos do Braga.