ENTREVISTA - João Afonso não ficou surpreendido por o extremo ter sido contratado pelo Atlético de Madrid
Corpo do artigo
Neste período, qual foi o jogador que mais o surpreendeu no Gil Vicente?
-Samuel Lino. Não que me tenha surpreendido pela qualidade, porque via que a tinha, mas pela forma como melhorou. Aprendeu muito rápido.
Contava que nesta fase ele já estivesse garantido como reforço de um clube como o Atlético de Madrid?
-Não sei se seria algo para já ou para mais tarde, mas sabia há muito tempo que ele estava destinado a voos maiores. Com a qualidade dele, merece tudo o que está a viver.
Qual o seu papel no balneário e o que pensa de Ricardo Soares?
-O meu papel é tentar ser o mais sincero possível, dar o exemplo. Só se pode falar quando se dá o exemplo, como chegar cedo e dar o máximo nos treinos. Mas mais importante do que fazer as coisas bem, é dar o nosso melhor e é isso que procuro sempre. Fazendo as coisas bem, estamos mais perto de os planos também correrem bem. Em relação ao míster, trata-se de uma boa pessoa e de um bom treinador. Só precisava de tempo para mostrar a qualidade que tem.
CURIOSIDADES
O voo partilhado com Samuel Lino
Ambos contratados em 2019, João Afonso veio do Brasil para Portugal no mesmo voo que Samuel Lino apanhou. Questionado se gostava de repetir a experiência, mas, desta vez, num voo para Madrid, o médio respondeu com humor: "Se tiver um lugarzinho."
Os filhos já torcem pelo Gil Vicente
Quando chegou a Barcelos, João Afonso era pai de um menino, hoje com três anos, mas entretanto a família aumentou com o nascimento de uma menina, que tem agora um ano e sete meses. Juntamente com a mulher, são os principais suportes do jogador. "São os dois gilistas. Ele canta as músicas e tudo. Aliás, vê um jogo na televisão e pensa logo que é do Gil Vicente e acha que eu estou a jogar."
Renovação pedida... pela família
Em fim de contrato, o médio brasileiro diz que gostaria de continuar a representar o Gil Vicente, sobretudo pela família, que tem Barcelos como uma segunda casa. "Já está muito adaptada à cidade e ao país, muito tranquilo para se viver. O clube também é muito bom."