A FPF contempla, ainda, 41 equipas de associações distritais e há momentos únicos, como o dos açorianos do Vale Formoso.
Corpo do artigo
A final da Taça de Portugal que se joga hoje é o epílogo de uma competição iniciada a 8 de setembro, numa primeira eliminatória que teve 56 jogos e englobou 112 clubes. Destes, 41 eram formações dos distritais de Norte a Sul, de Bragança ao Algarve, da Madeira aos Açores.
É que talvez não o saiba, mas o modelo português da prova rainha é dos poucos que incluem conjuntos que não disputam os nacionais. Cada campeão distrital, que se inscreva na época seguinte no Campeonato de Portugal, está, por consequência, apurado para a Taça de Portugal.
Mas as associações podem indicar mais dois clubes para integrarem a prova. A maioria delas premeia os segundos classificados dos respetivos campeonatos e os vencedores das taças de distrito. Aliás, em Espanha até se vai replicar na próxima temporada a fórmula portuguesa, para que a festa seja de todos.
O Caldas, do terceiro escalão português, foi semifinalista na época passada, mas em 2018/19 houve outro clube, da AF Ponta Delgada, que aproveitou para aparecer e ganhar o Euromilhões
Por falar em pequenos, o Vale Formoso, clube da freguesia das Furnas, na ilha de São Miguel (Açores), foi o representante do Distrital que mais longe chegou em 2018/19. Os açorianos atingiram a quarta eliminatória e nem a goleada sofrida por 7-0 em Tondela diminuiu o sorriso de uma campanha absolutamente histórica e ímpar.
Mais do que isso, a intenção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de integrar os clubes dos distritais permite, também, que estes tenham acesso a verbas [ver quadro ao lado] que na perspetiva dos grandes parecem irrisórias, mas que para os pequenos são um autêntico Euromilhões. Por ter atingido a quarta eliminatória, o Vale Formoso levou para casa 15000 euros só em prémios (foi repescado na primeira eliminatória e, por isso, só recebeu a partir da segunda).
10936371
Foi uma "receita extraordinária" para o presidente Sandro Ferreira. "Veio dar-nos uma folga maior que não contávamos. Foi uma boa ajuda para o nosso orçamento anual e partimos para a nova época com alguma receita", contou. Para além do dinheiro no bolso, o Vale Formoso também promoveu a região. "Levámos o nome das Furnas a todo o lado. O clube foi muito falado na comunicação social e as pessoas quiseram saber de onde éramos", acrescentou. É a festa deste país à beira-mar plantado.
Quanto aos prémios monetário, o vencedor da final de hoje embolsará 300 mil euros, enquanto o finalista vencido será compensado com 150 mil. Os que ficaram pelas meias-finais receberam 17.500 euros cada e os que ficaram pela primeira eliminatória receberam três mil. Todos os prémios na tabela acima.