Este sábado, o guarda-redes deverá ter o dia preenchido com a realização de testes médicos e, se tudo correr de feição, poderá ainda espreitar o dérbi entre o Sporting e o Benfica
Corpo do artigo
Já não há retrocesso: Rui Silva, ex-Bétis, será leão até 2028. O Sporting vai pagar 4,5 milhões pela transferência, valor ao qual poderá ser acrescentado um milhão de euros mediante objetivos. Rui Silva ainda participou no treino de sexta-feira do emblema de Sevilha, mas já não foi convocado para o desafio deste sábado contra o Valladolid, sendo esperado pelos dirigentes leoninos ainda durante a noite de sexta-feira.
O guarda-redes aproveitou o momento para se despedir dos companheiros, com quem privou nas últimas três temporadas e meia, já depois de uma longa estadia no Granada.
Aos 30 anos, o internacional português cumpre um dos objetivos de carreira e prepara-se para representar um dos grandes do futebol português. Quando soube da possibilidade de jogar no Sporting não hesitou, dando indicações precisas ao seu empresário para concluir o acordo, por forma a mudar-se o mais rapidamente para o seu país.
A aquisição do ex-Bétis obriga a um reajustamento na baliza: Kovacevic deverá deixar o clube em breve, mantendo-se no plantel Franco Israel, atual número um das redes leoninas.
É crível que este sábado faça ainda uma bateria de exames para concluir o processo de transferência, sendo possível que assista, às 19h45, no Estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa, à final da Taça da Liga entre o seu novo clube e o Benfica.
A contratação de Rui Silva vai obrigar a SAD leonina a fazer um reajustamento na baliza, sendo muito provável que Kovacevic deixe temporariamente o clube. Proveniente dos polacos do Raków, a troco de 4,8 milhões de euros, não convenceu de leão ao peito, pelo que não será opção para o que resta da temporada. O guardião bósnio, que fez dez partidas e sofreu 11 golos, tem mercado e poderá até regressar à liga polaca, onde deixou boas referências.
Ao contrário, Franco Israel, internacional uruguaio, vai continuar no plantel. Trata-se do atual número um e nem mesmo na Taça da Liga perdeu o seu estatuto, indicador claro de que Kovacevic não entra na contabilidade.
Pouco tempo depois de ter chegado a Alvalade, Rui Borges identificou imediatamente problemas na baliza dos leões e, em sintonia com Frederico Varandas e Hugo Viana, também eles sensibilizados para a situação, não hesitou em chamar Rui Silva ao palco.
O internacional português tinha mais um ano e meio de contrato com o Bétis, mas não resistiu ao apelo leonino. Esta temporada no clube andaluz participou em 17 jogos, 15 na La Liga e dois na fase de qualificação da Liga Conferência. A 7 de fevereiro, o “keeper”, natural da Maia, completa 31 anos. Ainda com idade júnior, deixou a Maia para jogar no Nacional e posteriormente seguiu para Espanha para dar sequência à carreira.