Rui Patrício e a estátua: "Quando entro em campo, Leiria entra em campo comigo"
Guarda-redes do Sporting e da Seleção Nacional inaugurou monumento de bronze com quatro metros de altura
Corpo do artigo
Foi com emoção na voz que Rui Patrício agradeceu a estátua inaugurada esta segunda-feira em Leiria, que retrata uma defesa do guarda-redes na final do Euro 2016. "É grande orgulho para mim estar aqui
Esta é a minha casa. Tenho de agradecer à minha família, amigos, treinadores e colegas que me acompanharam. Quando entro em campo, Leiria entra em campo. Não estou só a representar Portugal, mas também esta cidade. Esta estátua também é vossa, assim como o troféu que ganhámos. Esta estátua representa este troféu. É um grande orgulho ter uma estátua na minha cidade. Que seja exemplo para crianças que lutam para chegar ao topo, seja no futebol ou noutra área qualquer. O mais importante é não desistir de nada."
O monumento foi oferecido por Carlos Matos, emigrante português em França que, aquando da vitória de Portugal na final do Euro, prometeu retribuir com uma homenagem ao guarda-redes nascido em Leiria. O mecenas esteve presente no ato de inauguração e agradeceu, também ele, ao guarda-redes e à Seleção. "Nós, emigrantes, passámos a ser vistos de outra forma depois desse jogo."