Rui Costa, presidente do Benfica e candidato à presidência nas eleições de 25 de outubro, deu uma entrevista à TVI/CNN Portugal, esta quinta-feira
Corpo do artigo
Como pensa convencer os adeptos e descolar-se das críticas de que é mau gestor? O mais provável não é perder? "Não é isso que me preocupa. Estou aqui para ganhar e renovar o mandato e voltar a ser presidente, aicma de tudo porque acredito que tenho projeto e tenho feito trabalho que me leva a tomar essa decisão. Nunca disse não. Não disse há quatro anos, não seria agora. Estas duas semanas contrariam tudo o que de bom fizemos neste início de época, partindo para uma época atípica e sabendo as dificuldades de enfrentar este início depois do defeso, vindos do Mundial de Clubes, importantíssimo, mas que retira prossiblidade de dar férias. Sabíamos que íamos passar dificuldades, sobretudo físicas. Começámos a vencer a Supertaça, dois objetivos iniciais, como a entrada na Liga dos Campeões, foram conseguidos. E depois tivemos três resultados que nao espelham o que fizemos."
Responsabilidade? "É sempre minha, como presidente, nunca fujo."
Só ganhou um campeonato... vai ter poção magica? "Não tenho eu nem ninguém, não ha poções mágicas. Foram quatro anos muito difíceis, até pelo modo como acabei por ser presidente. Óbvio que não estou satisfeito por só ter ganho um título. É uma mágoa enquanto presidente e benfiquista, queremos todos ganhar muito mais. Até ao ano 2023, o Benfica vinha de três anos com uma Supertaça, não vinha a ganhar e deixou de ganhar. Está a atravessar fase da época, e nomeadamente em casa, perdemos quatro pontos e perder jogo da Liga dos Campeões com adversário teoricamente acessível. Temos de dar a volta à situação."
Benfica faz maior investimento da história. Como é possível explicar com tal investimento com equipas mais frágeis resultados sejam estes? Adeptos não entendem... já mudou treinador, contratou Mourinho e resultado sempre o mesmo... que diagnóstico faz? "José Mourinho entrou há uma semana, não teve tempo de trabalhar, com respeito por Bruno Lage..."
Mas era Bruno Lage o problema? "Não, o problema não era Bruno Lage. Há desgaste físico nesta equipa. Começámos época com dez dias de férias."
Esse desgaste físico e psicológico é evidente porque despediu Bruno Lage? "Algo tinha de ser mudado nesse aspeto. Falar de Bruno Lage é uma dificuldade até pela relação pessoal e pelo que deu ao Benfica e sentimento que tinha a treinar o Benfica. Compreendemos ambos que era a melhor solução."
Pessoas próximas dizem que no Benfica foi montado um plano para afastá-lo... "Não houve plano nenhum, isso significa que iríamos fracassar, pelo contrário. Pela relação que tem comigo sabe que era impensável."
Como vê as palavras de Bruno Lage à saída do Seixal, mais as do advogado e irmão? Que a entrada de Mário Branco e a relação com José Mourinho teriam criado cama para que José Mourinho estivesse nas suas opções. Porque Rui Costa toma opção de dar continuidade e depois de conseguir os objetivos o despede, porque perde com o Qarabag. Foi decisivo? Nada planeado antes, só agarrar o telefone e ligar a José Mourinho? "Tinha a ver com o jogo. Não tem a ver com já ter contrato ou não, nunca o fiz. Questão de Mário Branco tem de ser dissipada, dizer que Mário Branco já tinha feito a cama a Bruno Lage e a José Mourinho no Fenerbahçe, são coisas que não existem, não fazem parte da realidade que passou."
Como era a relação com Bruno Lage, saudável? "Creio que sim, nunca assisti a nada, nunca vi nenhum indício e nunca vi nada entre diretor geral e treinador, bem pelo contrário."
Bruno Lage não ficou nada satisfeito com o jogo... "Foi Bruno Lage que o disse?"
Deve ter confidenciado a pessoas próximas, que queria sábado e não sexta (Santa Clara)... "Calendário é entre estrutura do futebol e equipa técnica, há razões. Ter alterado a data da primeira jornada. É o mesmo critério. Foram tomadas providências para que jogadores voltassem o mais rápido e nas melhores condições possíveis. É algo que não se passou no Seixal, e por em causa a relação."