Benfica apresentou o primeiro relatório de sustentabilidade.
Corpo do artigo
Leia também Benfica apresenta o primeiro relatório de sustentabilidade
Para o presidente do Benfica, o emblema que dirige "constrói o seu futuro com responsabilidade, visão e compromisso". "Nesta linha, é com enorme sentido de compromisso que apresentamos o nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade, um marco institucional que reflete um caminho de constante evolução", sublinha Rui Costa, no discurso inserido no Relatório de Sustentabilidade do clube e SAD, acrescentando que se trata "de um novo capítulo na forma como olhamos para o impacto do Clube - dentro e fora de campo". "Construído com rigor e determinação, consolidamos uma visão mais ampla e integrada daquilo que significa ser Benfica: vencer, sim - mas vencer com valores, com ética e com futuro", aponta.
"Foi precisamente sob este mandato que reforçámos significativamente as bases do nosso modelo de governance, promovendo uma maior ligação entre o Clube e a SAD, tantas vezes, justamente, requerida pelos nossos Sócios e adeptos. A nova composição do Conselho de Administração da Benfica SAD - agora com 9 membros, incluindo 5 não executivos e 4 independentes - expressa, de forma inequívoca, esse compromisso. Apostámos num modelo mais plural e mais alinhado com as melhores práticas do Código de Governo das Sociedades do Instituto Português de Corporate Governance, com mais supervisão, mais controlo e mais transparência", destaca Rui Costa.
"Neste mandato adotámos, igualmente, medidas estruturantes que fortalecem a integridade e a cultura organizacional: instituímos o Código de Conduta, reforçámos os canais de denúncia, criámos a Comissão de Controlo Interno e Partes Relacionadas e aprovámos diferentes medidas e políticas para garantir o cumprimento dos mais exigentes padrões de governança corporativa. Mas ambicionámos ir mais longe", refere, anunciando que assumem "a Sustentabilidade como uma prioridade estratégica - não apenas na vertente da governança, onde continuamente temos valorizado a transparência nas nossas ações, mas também nas dimensões ambiental e social".
Nesse sentido, "pela primeira vez na história do Sport Lisboa e Benfica, foi designado um administrador da SAD com o pelouro da Sustentabilidade e constituída uma equipa transversal que envolveu mais de 90 pessoas de toda a organização, com representantes das áreas mais críticas do nosso Clube. Este relatório destaca iniciativas, antecipa futuras ações e mostra os rostos - internos e externos - que ajudam a construir um Benfica mais sustentável. Um Benfica feito com todos e para todos".