Declarações do treinador do Sporting após o triunfo por 2-0 frente ao Rio Ave, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal
Corpo do artigo
Como fazer ver aos estrangeiros a importância da Taça de Portugal? "Se calhar temos de mostrar uns vídeos, a história da Taça de Portugal. É o máximo que podemos fazer, é explicar. Eu vim de baixo e sei bem o que é passar por todos os escalões, sei a importância da Taça de Portugal para em algum momento estar num patamar mais alto. Para mim é um sonho. É especial. Há coisas que às vezes não conseguimos explicar, a Taça é isso. Para mim que venho de baixo é um sonho estar nessa final."
Mais complicado manter o sonho vivo ou é mais fácil com a equipa confiante? "Fácil nunca é. Nada é dado ao acaso. Eles dão demonstração de ambição, foco e desejo de serem vencedores, por todo este caminho, por momentos com resiliência. Deram resposta fantástica e por isso estamos na frente do campeonato e a um passo da final da Taça de Portugal. Agora é pensar no jogo de segunda-feira, temos de nos focar e é assim que temos feito esse caminho bom que acredito que, no final, será um caminho bonito e feliz."
O posicionamento de Quenda: "Um jogador nunca pode estar preso a uma posição. Ali é bom. Se formos ver por posição, dizem que Quenda e Geny jogam bem na direita, na largura. Sou treinador e um jogador não pode estar preso numa posição se não não vai crescer. Está a jogar na posição dele, a extremo. Tem de crescer a jogar por dentro, vai falhar? Vai. Mas assim cresce. Não preciso ajudar muito porque ele é bom, tenho é de ter capacidade para ajudar a ser melhor dentro de um coletivo. Já está vendido ao Chelsea e vai ter de ter capacidade para jogar à esquerda e à direita. E o Geny sente-se confiante à direita e à esquerda. Como o Debast, ao início desconfiado e agora se lhe perguntar se calhar prefere jogar a médio. Se calhar por isso vim de Mirandela e cheguei ao Sporting."
O jogo mais agressivo e mais consistente? "Foi bom jogo. Se calhar em termos de 90' pode ter sido o mais consistente em termos de vários fatores. Se calhar o mais consistente."