Declarações de Rui Borges, treinador do Sporting, após a vitória em casa sobre o Moreirense, por 3-1, na jornada 30 da I Liga
Corpo do artigo
Sente Gyokeres na melhor fase da época? O Sporting pode acabar em crescendo com as tais semanas limpas? "Acredito que podemos melhorar sempre. Não é com duas semanas limpas que vamos ganhar esses hábitos. Com muito ou pouco tempo, vejo-os ligados e capazes de ouvir a nossa mensagem. Vê-se em campo, que a equipa acredita na mensagem, no diálogo. Gosto de os ouvir, de ver o que eles estão a sentir no treino e no jogo. Há quatro jornadas, com a Taça acredito que sejam seis... Queremos ser competentes, a crescer e sabemos que vamos ter dificuldades. As equipas são cada vez mais competitivas. Quanto a Gyokeres, a equipa ajuda a isso. É de 'top' como atleta e pessoa. Sabemos do que é capaz. Percebemo-nos e conhecemo-nos e ajudámo-nos. Sabemos que nos dá muito e que lhe temos de dar muito. Cresce ele, o Morten Hjulmand, que tem jogado limitado e está a ficar melhor. Todos têm crescido imenso, não só o Viktor."
Esgaio no meio-campo: "Para mim não é novo. Já treinou lá, sei do que é capaz. A justiça é relativa. Se calhar com o Esgaio não tenho sido muito justo, fez três jogos bons e tirei-o da equipa. Treina muito bem, sempre ligado, importante para o grupo. Hoje entrou para o meio e tomou decisões muito boas, alguns médios não vêm o que ele vê. Não me surpreende, é uma adaptação. É algo que fui buscar ao passado ao treino dele. E ganhámos mais uma solução para o meio."
Apostará em Pote a titular no próximo jogo? Morita já pode voltar? "Morita está para breve, é muito dia a dia. Acredito que para o Boavista estará, para o Rio Ave não sei. Em relação ao Pote, não está em causa jogar 30, 40 ou 60'. Tomara eu ter o Pote, é diferenciado. Às vezes não há milagres, ando com Debast e Hjulmand e não tenho mais médios. Também queria ter com mais chegada, mas onde estão? Não há milagres. Vê-se ali qualidade, mas temos de ter cuidado, ele esteve parado cinco meses. Não queremos que dê asneira. Ele quer ajudar, mas não pode andar a mil à hora. É diferenciado e acredito que vai ajudar muito nesta reta final. Tomara eu dar-lhe 60', mas se calhar tenho a malta nas costas... Feliz porque hoje levou mais minutos. Vai crescer em termos de minutos e do que pode dar à equipa."
Sentiu tentação de dar minutos ao reforço Biel? "Não esteve o Biel, o Edu, o Arraiol... Não dá para todos, é pensar no jogo de terça, refrescar algumas zonas. Joga numa posição onde quem joga está muito bem. Estamos felizes com ele, espera por oportunidades, culpa do míster. Se calhar merece-as."