Declarações do treinador do Sporting na sala de imprensa após o triunfo por 3-0 em casa do Estrela da Amadora, na ronda 27 do campeonato
Corpo do artigo
Algum treinador já desejou que o Sporting seja campeão? Que comentário faz às imagens de César Peixoto com Bruno Lage? "Eu estou muito mais focado naquilo que eu posso controlar. Isso é a opinião e a vontade de cada um e a gente tem que respeitá-la. Acho que ninguém me disse, por acaso. Mas não me importa isso. Acima de tudo, é olhar para aquilo que nós controlamos e não nos preocuparmos com o resto. O resto será sempre o resto. Nós, Sporting. Nós, estrutura. Nós, clube. Nós, adeptos, que têm sido fenomenais. E hoje foram fenomenais. Num campo difícil, conseguiram tornar o ambiente difícil para o nosso lado é difícil para o Estrela. E foi muito importante para sairmos daqui com a vitória."
As características de líder dentro do campo são importantes e fazem parte do crescimento do Debast? "Mostra bem o porquê dele, com 20 anos, ser titular no Sporting, ser titular na sua seleção, estar entre um dos melhores jovens do mundo. Isso é que define os grandes jogadores. Não preciso estar sempre a falar dele porque ele tem demonstrado essa capacidade em campo. Acabei de dizer, acho que ele tem crescido imenso, até mesmo para jogar na posição de origem dele. Nota-se muito aquilo que é a capacidade mental de cada um. E ele é um miúdo que é focadíssimo em todos os pormenores, em todos os aspetos. Pergunta sempre tudo e mais alguma coisa, quer estar completamente ligado a tudo do jogo. Depois demonstra isso em campo, sente-se isso em campo, vê-se o crescimento, como eu disse, o crescimento não só em termos de jogador individual, mas o crescimento também naquilo que é a confiança dele, naquilo que é aquilo que ele dá ao jogo. Tem feito grandes jogos, tem melhorado de jogo para jogo. Hoje melhorou, com o passar do tempo do jogo também foi melhorando. Está muito mais dinâmico a jogar no meio. Começa-se a sentir bem ali. Gosta de jogar ali e isso é para mim importante. Por isso, isso vai bater naquilo que eu acabei de dizer. A equipa está completamente focada no objetivo. E não quer facilitar em nada. Mas isso sente-se diariamente e não só neste jogo."