Rui Borges, treinador do Sporting, fez a antevisão ao clássico em casa do FC Porto, marcado para as 20h15 de sexta-feira e relativo à 21.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
O que podemos esperar deste jogo e até de um ponto de vista emocional, uma vez que é a estreia de Anselmi no Estádio do Dragão? "Jogo difícil, um clássico, daqueles jogos que toda a gente passa a época à espera, em termos de estratégia acredito que seja mais fácil para eles do que para nós, porque Anselmi chegou agora, está a criar uma ideia, uma identidade, com as suas dificuldades, é certo, mas para nós deste lado acaba por ser um pouco mais difícil naquilo que é sentir quais as mudanças, de que forma é que as faz. Já dá para perceber algumas coisas, também pela análise daquilo que é o seu passado, mas vamos focar-nos muito mais naquilo que podemos nós dar ao jogo e fazer no jogo, independentemente do que será a estrutura do FCPorto, que vai mudando a estrutura durante o jogo, umas vezes a quatro outras a três. Muito mais preocupados naquilo que temos que fazer nós, até porque com tantos jogos não há muito tempo para treinar intensidades para ganharmos alguns hábitos. Portanto temos que nos focar muito em nós no nosso comportamento, dentro daquilo que a equipa tem feito e tem conseguido. Manter a nossa consistência, acima de tudo. Somos equipa motivada, sabendo que é sempre um clássico, fora de portas, são sempre jogos diferentes."
Vitoria do Sporting pode deixar FC Porto fora da corrida pelo título? "Uma vitória neste jogo mantém a distância para quem vem atrás de nós, mais do que isso implica para o FC Porto em termos dos seus objetivos, interessa-nos muito mais aquilo que nos pode dar a nós. É esse o objetivo, é fazermos a nossa parte, se a fizermos bem feita quais as consequências disso. É deixarmos o FC Porto numa margem maior e mantermos a que temos para o segundo classificado. Somos primeiros, vai custar muito continuarmos primeiros, cada vez mais, temos essa noção. Todos jogadores estão super motivados para fazer um grande jogo. Mais importante é o que a vitória nos dá a nós, mantem-nos no primeiro posto."
Gyokeres e Morita disponíveis? E Catamo? "Geny tem recuperado muito bem, mas está fora deste jogo, lesão é traumática. Os outros mantém-se a dúvida, é isso que tem acontecido e é isso que vai acontecer para este jogo. Estamos nesse processo, é processo diário, de perceber como estão e se sentem, dentro do que conseguimos controlar, mantem-se a duvida, mas esteja quem esteja estaremos super motivadas com a equipa que levarmos."