Ronaldo, Mourinho, Varandas e muitos outros: as reações à morte de Manuel Fernandes
O ex-futebolista e treinador Manuel Fernandes morreu estas quinta-feira aos 73 anos, na sequência de doença prolongada
Corpo do artigo
Dupla coincidiu no Sporting. LER ARTIGO
Reação do filho de Manuel Fernandes, Tiago Fernandes, no Instagram
António Sousa trocou o FC Porto pelo Sporting e Manuel Fernandes abriu os braços e deu-lhe um abraço, conta. LER ARTIGO
Sousa Cintra lembra homem “serviu o Sporting até à sua morte”
Clayton recorda o peso de Manuel Fernandes na sua chegada ao Santa Clara, reencontrando a lenda leonina no comando do Penafiel. Uma relação cheia desde a descoberta de um talento no nordeste brasileiro. LER ARTIGO
Cerimónias fúnebres passam por Alvalade. LER ARTIGO
Conquistou uma Supertaça, em 2001, com Manuel Fernandes ao comando da equipa. LER ARTIGO
Momento de homenagem a Manuel Fernandes, que morreu esta quinta-feira, contou ainda com a presença de Fernando Gomes e vice-presidentes da FPF.
Clube basco recordou jogo da Taça UEFA contra o Sporting. LER ARTIGO
"Ele foi muito mais do que isso. Fez uma carreira extraordinária", lembra Mário Jorge. LER ARTIGO
Hugo Viana
"Um dia muito triste para o Sporting e para o futebol português. Manuel Fernandes foi e continuará a ser uma referência para muitos. A forma como sempre viveu o nosso clube, mesmo nesta fase mais difícil, foi uma inspiração para todos nós. Sentimos muito a sua perda. Recordo o último treino que vimos da equipa A, falámos de alguns episódios da sua carreira, era um prazer ouvi-lo. A conversa sobre os jogadores, a confiança que tinha no campeonato, a paixão pelo Sporting… Guardarei sempre esses momentos e tudo o que nos deu. Obrigado, Manuel."
Rúben Amorim
"Manuel Fernandes deixa um vazio enorme no nosso clube. É uma figura incontornável na história do Sporting , um ídolo de gerações. Tive o privilégio de partilhar vários momentos com ele sobretudo nos últimos anos. Conheci alguém não só apaixonado pelo seu Sporting, mas também um homem com muitos amigos. Isso diz muito sobre o Manuel. Foi um campeão no futebol e na vida. Tentaremos honrar o seu legado."
Sebastián Coates
"Um dia triste para todos os sportinguistas. Sempre defendeu o clube e suas crenças com honestidade e lealdade. Tive o prazer de o conhecer, sempre disponível, amável e com vontade de ajudar toda a gente. Deixa um legado que ficará para sempre! Obrigado, eterno capitão"
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, definiu hoje o antigo futebolista Manuel Fernandes, que morreu na quinta-feira, como “um atleta de excelência”, destacando o seu fair-play e dimensão humana.
“Manuel Fernandes foi um atleta de excelência e um amante do desporto. Pessoalmente impressionou-me sempre pelo seu fair-play e pela sua dimensão humana”, escreveu Luís Montenegro na rede social X.
Publicação do Sporting no Twitter
“A Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal e o seu Presidente manifestam publicamente profundo desgosto e pesar pela morte do nosso Manuel Fernandes e apresentam a toda a família sentidas condolências. Figura ímpar do clube, perdurará para sempre na memória de todos os sportinguistas.”
O Sporting fez várias publicações nas redes sociais para recordar e homenagear Manuel Fernandes, lenda do clube que morreu esta quinta-feira, aos 73 anos. LER AQUI
Médio do Benfica reagiu à morte do antigo avançado do Sporting, aos 73 anos. LER ARTIGO
O Fabril do Barreiro salientou a “contribuição” de Manuel Fernandes para o futebol português, lembrando um golo que o antigo jogador marcou e que ajudou a antiga CUF a apurar-se para a Taça UEFA.
“A sua contribuição para o futebol português será eternamente lembrada”, escreveu o clube do Barreiro, nas redes sociais, recordando o percurso de Manuel Fernandes na CUF, pela qual atuou durante seis épocas, entre 1969 e 1975, antes de rumar ao Sporting.
Na mesma nota, o Fabril recorda que a então CUF terminou no quarto lugar do campeonato nacional em 1971/72 e apurou-se pela primeira vez para a Taça UEFA graças a um golo do antigo avançado.
“Em 1972/73, o GD Fabril, na altura CUF, tornou-se no primeiro clube nacional a participar na Taça UEFA e esse feito deve-se a um golo do Manuel, o qual permitiu que a CUF alcançasse um magnífico quarto lugar no campeonato nacional, com o consequente apuramento para esta competição europeia”, refere o emblema barreirense, expressando “sinceras condolências” à família e amigos.
Também o Sarilhense, clube de Sarilhos Pequenos, na Moita, de onde Manuel Fernandes era natural, recordou o ex-futebolista, que ali começou a carreira, considerando-o “muito mais do que um ídolo, mais do que a esperança clubística dos adeptos”.
“As lendas nunca morrem porque continuam a viver nas nossas memórias e saudades. Descansa em paz, Manuel Fernandes. Para sempre, um de nós”, publicou o Sarilhense nas redes sociais.
Palavras de Álvaro Magalhães sobre o antigo craque do Sporting e da seleção portuguesa. LER ARTIGO
"Você e o seu legado nunca serão esquecidos", escreveu o médio que está presente no Euro'2024.
Palavras de Carlos Queiroz, que recorreu às redes sociais para se despedir do antigo jogador do Sporting, que morreu na quinta-feira, aos 73 anos. LER ARTIGO
Capitão da Seleção Nacional recorreu às redes sociais esta sexta-feira. LER ARTIGO
Presidente do Sporting deixou uma mensagem nas redes sociais destacando a importância de Manuel Fernandes para o clube e o futebol português. LER ARTIGO
Marcelo Rebelo de Sousa recordou o antigo craque, falecido na quinta-feira. LER ARTIGO
Treinador do Fernebahçe lamenta a morte do antigo futebolista. LER MAIS
Vitória Setúbal despediu-se na quinta-feira de Manuel Fernandes. LER MAIS
Manuel Fernandes treinou o Estrela da Amadora em 1990/91. LER MAIS
“Obrigado eterno CAPITÃO!!” – Sebastián Coates (atual capitão do Sporting).
“O futebol português está de luto. Depois de uma dura luta contra uma doença grave nos últimos meses, Manuel Fernandes faleceu esta noite, aos 73 anos. O Sporting Clube Farense endereça as mais sentidas condolências à família e amigos” – Sporting Clube Farense.
“A União de Leiria manifesta profundo pesar pelo falecimento de Manuel Fernandes, o último treinador a colocar a União de Leiria na primeira divisão (2009)” – União de Leiria.
“É com enorme pesar que o Sport Clube União Torreense tomou conhecimento do falecimento de Manuel Fernandes, figura incontornável do futebol português. À família e amigos, em particular ao Tiago Fernandes, o Torreense apresenta as mais sentidas condolências” – Torreense.
“O Futebol Português está de luto! A UD Oliveirense SAD vem por este meio expressar o seu profundo pesar pela morte de Manuel Fernandes. Descansa em Paz, Manuel Fernandes!” – UD Oliveirense.
"Manuel Fernandes, eterno coração de leão. O SC Braga endereça sentidas condolências à família de Manuel Fernandes e a toda a família sportinguista" - Sporting de Braga.
"O CS Marítimo lamenta o falecimento de Manuel Fernandes e endereça à família e amigos as mais sentidas condolências" - Marítimo.
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, destacou "a marca inigualável, como jogador e como homem", deixada pelo antigo futebolista e treinador Manuel Fernandes, que morreu hoje, aos 73 anos. LER MAIS
Manuel Fernandes morreu esta quinta-feira, aos 73 anos, na sequência de doença prolongada. LER MAIS
Natural de Sarilhos Pequenos, no concelho da Moita, distrito de Setúbal, Manuel José Tavares Fernandes construiu uma vida inteira ligada ao futebol, enquanto jogador, treinador, dirigente e, até, comentador televisivo. LER MAIS
O Sporting lamentou a morte de Manuel Fernandes, esta quinta-feira, recordando uma frase do que considera o eterno capitão e com os seus números de verde e branco.
"O SC Braga manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Manuel Fernandes, um dos grandes ícones do futebol português no geral e do Sporting CP em particular, endereçando à família, amigos e a todos os adeptos do Sporting CP as mais sentidas condolências."
"O Sport Lisboa e Benfica expressa profundas condolências pela morte de Manuel Fernandes. À família e amigos, o Clube endereça sentidos pêsames. Que descanse em paz", pode ler-se no site do Benfica.
A reação do FC Porto: "Grandes adversários enriquecem a nossa história"
Morreu Manuel Fernandes: "Homem simples e bom, um grande capitão". Mensagem de condolências do presidente da FPF, Fernando Gomes, fala de um "grande capitão e uma enorme referência do Sporting". LER MAIS
O ex-futebolista e treinador Manuel Fernandes morreu esta quinta-feira, aos 73 anos, na sequência de doença prolongada.
Manuel Fernandes, nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 5 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, que representou entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal.
Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um póquer nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.