Vitória de Guimarães vai jogar em Paços de Ferreira na terceira eliminatória
Corpo do artigo
Depois de em 2023/24 ter sido eliminado nas meias-finais da Taça de Portugal, o Vitória de Guimarães inicia a atual edição da Taça de Portugal em Paços de Ferreira.
“É uma prova que o Vitória já venceu, na época passada foi eliminado nas meias-finais, e por isso tem de encarar cada jogo como se fosse uma final”, afirmou Rogério Matias, diretor desportivo do Vitória de Guimarães na reação ao sorteio de ontem da terceira eliminatória que ditou a deslocação da equipa de Rui Borges a Paços de Ferreira, entre 18 e 21 do próximo mês.
“Todos os jogos têm de ser encarados para seguir em frente, seja contra um adversário da II Liga, da Liga 3 ou do Campeonato de Portugal. Normalmente, nestas competições há surpresas, na ronda anterior houve equipas que eliminaram adversários de escalões acima e como o Vitória pretende chegar à final tem de encarar este compromisso com o máximo de responsabilidade, ambição e seriedade”, acrescentou.
Nas três vezes que defrontou o Paços de Ferreira para a Taça de Portugal, o Vitória festejou o apuramento. Na última ocasião, a 1 de dezembro de 1995, para a quarta eliminatória, ganhou em Paços de Ferreira, por 4-1, com golos de Gilmar, Dane, Quim Berto e Vítor Paneira. Em 1983/84, derrotou os pacenses por 1-0, no antigo Estádio Municipal de Guimarães, e em 1974/75, foi à Mata Real vencer por 3-1.
“A tradição diz pouco”, considera Rogério Matias. “Com certeza que será um jogo diferente. O Paços é uma equipa forte a jogar em casa, é uma competição diferente, vai ter muita gente a assistir, terá muitos vitorianos a apoiar a nossa equipa para podermos iniciar esta prova com o pé direito”, finalizou o antigo defesa-esquerdo, internacional por Portugal em cinco jogos.