Presidente da Mesa da Assembleia Geral explicou à SIC Notícias os moldes em que se vai desenrolar a AG de sábado, para levar a votos a expulsão de sócio de Bruno de Carvalho, entre outros.
Corpo do artigo
Horas e moldes da AG de sábado: "Temos de aliar dentro do respeito pela lei e pelos estatutos do Sporting, o possível ao desejável. Temos uma AG onde se esperam vários milhares de pessoas e montámos o esquema adequado para que funcione bem. Às 15h00, hora provável do início da AG, iniciar-se-ão intervenções e votações, vão funcionar em simultâneo. As votações estarão abertas das 15 às 20 horas. Os debates realizam-se à medida que vão votando, podem exercer o direito de voto em qualquer altura. Isto porque os sócios tiveram acesso às decisões que determinaram a expulsão de sócios, estiveram acessíveis as provas processuais".
Votação: "A votação será feita de uma só vez, e não oito vezes. Há uma sanção, de suspensão ou expulsão, e um recurso para a AG. 'É de acordo que se mantenha ou que se revogue?' - É isso que se irá perguntar".
Sanção: "No processo disciplinar a sanção [de acordo com a votação] será destruída apesar de não ser um tribunal. Temos o poder de destruir a decisão. Fica um processo mas que depois não tem sanção. O que acontece a seguir não sei. O assunto fica encerrado em termos de AG. O que o Conselho Fiscal e Disciplinar pode fazer a seguir não sei. Os votos podem ser divergentes, com o apuramento dos votos o assunto fica concluído para a AG".
Segurança na AG: "Há sempre precauções a ter quando há pessoas com interesses e posições antagónicas. Não vale a pena exagerar. A esmagadora maioria dos sócios que estarão na AG são pessoas com comportamento cívico impecável, tem sido o seu comportamento padrão. Para a possibilidade de surgirem problemas, estivemos em contacto com a PSP e a empresa de segurança. A Assembleia dependerá do comportamento das pessoas. O Sporting tomou precauções".
Sobre Bernardo Trindade Barros: "Foi expulso de sócio pela Comissão de Gestão, amanhã será decidido se se mantém ou se é revogada essa decisão".
Alegações de quem é objeto de processo disciplinar: "Se alguém objeto de processo disciplinar entende que foram atropelados direitos, isso não é matéria para ser apreciada pela AG. Pode recorrer-se aos tribunais exigindo a reposição de legalidade. Amanhã é diferente, o que está em causa é votar a favor de manter a decisão ou revogar. Terão 15 minutos para se defenderem".