Extremo valorizou até aos 22 M€ esta época e um grande Europeu de Sub-21 pode aproximá-lo de cláusula de 40 milhões. Após fenomenal ascensão nos guerreiros, meta da Seleção inflaciona e engrandece talento precoce. É cabeça de cartaz para emblemas graúdos, que vão ter olheiros na Eslováquia.
Corpo do artigo
Roger Fernandes vai estrear-se esta quarta-feira com as cores de Portugal, culminando a sua viagem de sonho desde que deixou Bafatá na Guiné-Bissau para representar o Braga, esmagando etapas na sua chegada à primeira equipa. Uma grande meta será atingida frente à França, após proezas e recordes que se foram acumulando ao serviço dos guerreiros, pulverizando marcas do mais jovem a jogar, do mais novo a marcar. Já convive com o alto nível desde os 16 anos e, aos 19, pode ser um indiscutível de Portugal no Europeu de Sub-21, até porque será um dos atletas em prova com maior carga de jogos, fazendo um rescaldo de 48 aparições pela equipa minhota, apenas condicionado por uma lesão na reta final. A valorização de Roger em 2024/25 foi extraordinária, emancipou-se no balneário, afirmou-se no onze e maravilhou a Europa. Arrancou a época com valor de mercado situado nos 5 milhões de euros, num recurso aos cálculos do Transfermarkt, merecendo , hoje, cotação de 22 milhões, conhecendo já um assédio vasto aos seus serviços.
O Europeu de Sub-21 coloca-o no radar pormenorizado de muitos emblemas de ponta, sendo um nome sugestivo numa seleção que também quer fazer figura e vencer a competição. Sem nunca ter jogado antes por qualquer seleção portuguesa, obrigado a cumprir os cinco anos de residente, além de diligências burocráticas, Roger não podia ter imaginado melhor cenário para começar a sentir o hino. Tentará ser uma seta importante de Portugal, tendo, logo, estreia com a França. António Salvador é um presidente atento ao que possa fazer o luso-guineense, jogador que goza de muito carinho em Braga pela sua história, raízes humildes e escalada vertiginosa ao topo. Roger acabou a época conhecedor de abundantes perguntas sobre si, de cobiça muito ampla na Premier League, visto como destino certo, mais cedo ou mais tarde, do extremo, que os minhotos têm blindado a 40 milhões. Que com 19 anos, já tem 84 jogos na primeira equipa, 11 golos e 10 assistências.
No que é a ambição do projeto do Braga para os próximos anos, Roger é uma das caras que Salvador tenta colar a uma conquista inédita do clube, pelo que nunca facilitará as negociações pelo atacante, podendo a montra eslovaca deste Europeu deixar retrato flagrante e convincente do que pode valer o prodígio de Bafatá na alta roda. Emblemas como Manchester United, Chelsea, Arsenal, Newcastle, Aston Villa ou Brighton vão disputar notas e números nesta prova.