"Abordagem profissional" da SAD encarnada destacada
Corpo do artigo
Richard Ríos está a um pequeno passo de ser jogador do Benfica por cinco temporadas. Rui Pedro Braz, diretor desportivo do Benfica, viajou para o Brasil para se reunir com os responsáveis do Palmeiras e fechar o acordo, que, tudo indica, terá um valor global de cerca de 30 milhões de euros – 25 milhões fixos e cinco em variáveis.
A SAD encarnada concretiza assim um dos grandes alvos para a nova temporada e a imprensa brasileira dá conta de um fator que foi decisivo para garantir um jogador cobiçado e que implica forte investimento. "O que pesou para o Palmeiras aceitar a proposta do Benfica foi a abordagem profissional dos portugueses", escreve o "Lance". "O clube europeu pediu ao Verdão os termos propostos para então enviar a formalização da proposta. Com o sinal verde, os encarnados seguiram em frente. Agora só falta o anúncio oficial por parte dos dois clubes", acrescentou.
Embora não tenha sido uma operação simples devido ao elevado custo, a verdade é que o acordo está alinhavado, faltando pormenores para ser concretizado, o que deve acontecer nas próximas horas. Richard Ríos falou telefonicamente com Rui Costa, presidente do Benfica, e ficou impressionado com a possibilidade de dar sequência à carreira na Luz, tendo, por isso, assumido de imediato um compromisso com o líder encarnado. Recorde-se que as águias irão pagar um montante na ordem dos 2,5 milhões de euros anuais limpos ao jogador.
O Palmeiras tem 70 por cento dos direitos, o Guarani tem 13,4 por cento, o Flamengo 6,6 por cento e os restantes 10 estavam nas mãos do jogador, que abdicou dessa percentagem para facilitar o negócio. Face aos últimos desenvolvimentos, é provável que Richard Ríos faça o seu derradeiro jogo pelo Verdão hoje, diante do Atlético Mineiro. O jogador iniciou a carreira no seu país, a jogar futsal, mas emigrou cedo para o Brasil para atuar no Flamengo. Seguiu-se uma rápida passagem pelo futebol mexicano (Mazatlán) e o regresso ao Brasil para jogar no Guarani, primeiro, e mais tarde no Palmeiras, onde cumpre a terceira temporada.