Administrador indicado pelo acionista elegeu-se a si próprio, mas sociedade vai mantê-lo às escuras.
Corpo do artigo
António Pires de Andrade foi eleito esta segunda-feira como administrador da SAD do Benfica, indicado pelo acionista José António dos Santos, conhecido como "rei dos frangos". A assembleia-geral da sociedade, que havia sido interrompida no passado dia 6 e retomada agora, escolheu o Conselho de Administração (CA), sem ter conseguido contrariar a entrada de uma pessoa que, pelo seu próprio passado - foi presidente da Mesa da Assembleia Geral no tempo da presidência de Luís Filipe Vieira - e pela representação que assume, é vista como muito próxima do anterior presidente das águias.
Tendo inicialmente proposto apenas seis nomes para o CA, o Benfica, enquanto acionista maioritário, viu-se na contingência de aumentar o número de nomes para nove, incluindo mais uma mulher, de modo a garantir a paridade de género na administração. Lourenço Pereira Coelho, Rita Sampaio Nunes e Rui do Passo fizeram crescer a lista, mas a decisão de José António dos Santos - arguido no processo Cartão Vermelho a par de Luís Filipe Vieira - de manter Pires de Andrade como candidato fez cair o terceiro nome proposto.
Segundo O JOGO apurou, feita a votação, e respeitando as regras das sociedades, porque o "rei dos frangos" possui mais de 10 por cento das ações, Pires de Andrade acabou por ter sido eleito graças ao seu voto, suficiente para suportar o chumbo de todos os outros acionistas.
Este facto permite concluir que o administrador (e o acionista que o indicou) estará isolado na condução da SAD, mas este ficará ainda mais às escuras. Segundo apurámos, o CA vai agora nomear uma Comissão Executiva, de âmbito mais restrito, na qual não entrará Pires de Andrade. Quer isto dizer que este apenas terá informação quando for confrontado com as decisões cimentadas e depois de apresentadas nas reuniões do CA.
De referir que além de Lourenço Pereira Coelho, Rita Sampaio Nunes e António Pires de Andrade, foram também ratificados Rui Costa (presidente) e Domingos Soares de Oliveira, Luís Mendes, Manuel de Brito, Gabriela Rodrigues Martins e Rosário Pinto Correia (vogais).
Eis então a composição final dos cargos sociais do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e da mesa da Assembleia Geral da Benfica SAD para o quadriénio 2021/2025:
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Nuno Miguel Miranda de Magalhães
Vice-Presidente: Pedro Miguel Santiago Neves Faria
Secretário: Telmo Augusto Gomes de Noronha Correia
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente: Rui Manuel César Costa*
Vogal: Domingos Cunha Mota Soares de Oliveira
Vogal: Luís Paulo da Silva Mendes
Vogal: Manuel Ricardo Gorjão Henriques de Brito
Vogal: Maria Gabriela Rodrigues Martins da Camara Pestana
Vogal: Maria do Rosário Amado Pinto Correia
Vogal: Maria Rita Santos de Sampaio Nunes
Vogal: Lourenço de Andrade Pereira Coelho
Vogal: António Pires de Andrade
*O representante do Benfica no Conselho de Administração
CONSELHO FISCAL
Presidente: João Albino Cordeiro Augusto
Vogal: Carlos Alberto Barreto da Rocha
Vogal: Maria Ema de Assunção Palma
Suplente: Rui Manuel Frazão Henriques da Cunha