Faturou nos últimos dois jogos na Luz, com Sporting e Marselha, e procura ante o Moreirense o máximo da carreira. Camisola 27 tem 20 golos e está apenas a um do melhor registo, que obteve em 2018/19. Curiosamente, no campeonato não marca desde 25 de fevereiro, quando bisou nos 4-0 sobre o Portimonense.
Corpo do artigo
Melhor marcador do Benfica na presente temporada, à frente de Di María, Rafa pode atingir esta noite um registo especial na carreira, pois ataca o seu recorde pessoal de golos. O camisola 27 chegou às duas dezenas de finalizações diante do Marselha, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, e está apenas a um do seu máximo: os 21 marcados em 2018/19, numa época em que esteve às ordens de Rui Vitória e de Bruno Lage.
Rafa está a dar início a uma boa fase no Estádio da Luz, pois faturou nos dois últimos jogos realizados em casa (antes do Marselha fez do Sporting vítima), mas curiosamente o avançado tem andado arredado dos festejos no que ao campeonato diz respeito. Isto porque não faturou na Liga Betclic nos últimos quatro embates em que atuou (pelo meio, na jornada 25, com o Estoril, não saiu do banco), num jejum que se seguiu a cinco rondas consecutivas a faturar, entre as jornadas 19 e 23, nas quais fez a festa por seis vezes.
Os derradeiros três golos de Rafa - que em fim de contrato está cada vez mais perto de deixar o clube, pois é muito pretendido, nomeadamente no Médio Oriente e na Turquia -, foram na Liga Europa (com Marselha e Rangers) e Taça de Portugal (Sporting). O último no campeonato foi a 25 de fevereiro, nos 4-0 ao Portimonense, na ronda 23, na qual bisou e fez ainda uma assistência.
Com mais quatro golos no total do que os 16 de Di María (a diferença regista-se também no campeonato, prova na qual os atacantes têm 12 e oito, respetivamente), Rafa não tem, porém, um grande hábito de faturar ao Moreirense. Tem apenas dois golos, ambos fora, e não festejou nos últimos sete duelos: o último foi no início de 2019/20.
Decisivo nos 100 na época passada
Se Rafa procura um recorde, também o Benfica pode atingir outra barreira especial, pois está apenas a um golo dos 100 na época, fruto dos 99 marcados até ao momento nos 49 desafios já disputados (média de 2,02). As águias podem assim chegar ao centenário aos 50 jogos, registo inferior aos 42 da época passada. Curiosamente, o autor do golo 100 em 2022/23, foi... Rafa, abrindo caminho ao triunfo por 5-1 em casa sobre o Club Brugge, na Liga dos Campeões.