Com o futuro por definir, o camisola 27 pode completar marca expressiva por clubes na carreira. A baliza não tem estado na mira do português, que ainda assim é o melhor marcador da equipa encarnada.
Corpo do artigo
Com apenas três jogos para terminar a época e ainda com o futuro muito indefinido, já que está a terminar contrato com as águias e ainda não há decisão sobre onde vai jogar na próxima época, Rafa está na fase menos produtiva da temporada. O avançado português não marca para o campeonato desde fevereiro, quando bisou frente ao Portimonense, na jornada 23. Nas outras provas, a última vez que marcou foi frente ao Marselha, no Estádio da Luz, nos quartos de final da Liga Europa, sendo que a última assistência aconteceu também em fevereiro nessa partida com a equipa de Portimão. Assim, o camisola 27 não tem uma participação direta num golo dos encarnados há cinco jogos, sendo que a sua pior série da época são seis.
O foco estará em ajudar a equipa a marcar, neste jogo frente ao Famalicão, de maneira a não igualar essa marca negativa. Apesar de tudo, Rafa continua a ser o melhor marcador dos encarnados nesta temporada, com 20 golos no total (12 na liga portuguesa, 4 na Taça de Portugal, 2 na Liga dos Campeões e 2 na Liga Europa), aos quais junta ainda 14 assistências ao longo da época. O jogador mais próximo é Di María, que tem 16 golos e 13 assistências.
Esta época, Rafa tem sido um dos homens mais utilizados por Roger Schmidt, que tem aproveitado ao máximo o avançado português. Caso seja utilizado hoje frente ao Famalicão, Rafa chega aos 51 jogos na temporada e supera o seu melhor registo, atingido ao serviço do Braga em 2015/16. Para além disso, o jogador do Benfica vai atingir a marca dos 500 jogos em utilizações por clubes. Nesta altura, Rafa tem 324 jogos pelo Benfica, 127 pelo Braga, 1 pelo Braga B e 47 pelo Feirense, estando a uma utilização da marca redonda dos 500 jogos. Se juntarmos as utilizações pela Seleção, Rafa tem já 524 jogos como profissional, já que fez 25 jogos com a camisola de Portugal antes de renunciar à mesma, na temporada passada.