Proença lamenta morte de Fernando Pedrosa, "um dos dirigentes com maior relevo em Portugal"
Presidente da Liga Portugal publicou uma mensagem nas redes sociais.
Corpo do artigo
Fernando Pedrosa, presidente do Vitória de Setúbal em vários mandatos cumpridos entre as décadas de 1960 e 1990, faleceu este domingo aos 91 anos, em Setúbal, e Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, escreveu uma mensagem para lamentar o desaparecimento do antigo dirigente.
"Foi com profunda consternação que recebi hoje a notícia da morte de Fernando Pedrosa, histórico presidente do Vitória Futebol Clube. Pessoa de fino trato e de um cavalheirismo permanente, Fernando Pedrosa era um apaixonado pelo seu Vitória e ficou ligado ao período com mais sucesso do clube. Mas Fernando Pedrosa teve sempre ligação muito forte com a cidade de Setúbal, onde também desempenhou funções na autarquia local e na Santa Casa da Misericórdia de Setúbal. Foi um dos dirigentes com maior relevo no Futebol Português e contou ainda com uma passagem pela Federação Portuguesa de Futebol e sempre em colaboração com a Liga. Ainda nos primeiros anos de carreira, enquanto fiscal de linha, tive oportunidade de conhecer Fernando Pedrosa e de ficar marcado pela sua personalidade. À família enlutada, ao Vitória Futebol Clube e a todos os adeptos, endereço, em meu nome e da Liga Portugal, as mais sentidas condolências", pode ler-se.
Fernando Pedrosa tinha 27 quando se estreou, em 1958, como adjunto do vice-presidente para o futebol. Inovador, modernizou o clube, estando na origem da construção do Estádio do Bonfim.
Dirigiu os destinos do Vitória de Setúbal durante parte dos seus tempos áureos nas décadas de 1960 e 1970, era vice-presidente de direção do clube sadino em 1962, quando da estreia do clube nas provas "uefeiras", no caso a Taça das Taças.
Liderou o Vitória de Setúbal à conquista da primeira Taça de Portugal, em 1965, diante o Benfica. Como dirigente máximo, cargo que assumiu por quatro ocasiões, somaria, por exemplo, outra Taça de Portugal, uns quartos de final da Taça UEFA e uns oitavos na Taça das Taças.