"Processos? Posso ter 1001 defeitos, mas magoa-me pensar-se que eu seja desleal ao Benfica"
Rui Costa, presidente do Benfica, fez o balanço da temporada 2023/24 das águias, abordando diversos temas. O dirigente esteve à conversa com vários diretores de órgãos de comunicação social
Corpo do artigo
Para quando o resultado da auditoria prometida? "Está concluída."
Não é importante ser revelada? "Ah, claramente."
Se o Ministério Público fizer acusação ao presidente do Benfica, qual a sua posição? Demite-se? "Em relação à auditoria, está finalizada, demorou muito mais do que tínhamos esperança inicialmente, porque foram analisados 51 contratos que faziam parte do Cartão Vermelho, todos os que foram levados na Operação. Finalmente está concluída. Já apresentada à administração e será apresentada aos sócios do clube como prometido e devido. Em relação ao processo atual, tudo o que está neste processo ao qual fui chamado não está na auditoria, mas mandámos abrir uma nova sobre contratos que possam estar neste processo. Não estavam na outra porque não faziam parte do processo Cartão Vermelho, mas assim que fui depor mandámos abrir nova auditoria sobre estes casos. A última coisa que quero é que não se saiba. Prestei todos os esclarecimentos que me pediram. Desconheço por completo qualquer plano que visasse o Benfica, não faria qualquer sentido continuar no Benfica e estar nesta cadeira. Não caí de paraquedas. Sirvo o Benfica desde os oito anos. Tenho consciência completamente tranquila. Sei muito bem o que faço, o que faço na vida, o que não permito é que se mexa com a minha honra, lealdade com este clube. Não meto quadro nenhum este momento, porque não quero aceitar por tudo o que sou. Posso ter 1001 defeitos e errar em muita coisa, mas magoa-me pensar-se que seja desleal para este clube. Não meto cenários porque não quero interferir com o processo. Qualquer situação que diga pode interferir. Quero que se desenrole e que se chegue a conclusões. Não quero que algo dito por mim possa interferir. Tenho a consciência tranquila, a lealdade para com o clube e sei o homem que sou. Toca-me pessoalmente, não permito que coloquem a minha lealdade e idoneidade em causa."
Caso dos emails, com Paulo Gonçalves e outros empresários. Essas pessoas continuam a ter negócios com o Benfica? "Os negócios do Benfica são todos transparentes, o Benfica não tem de fazer julgamentos, os julgamentos estão a ser feitos. Todas as transferências são claras. Não permitirei que o Benfica volte a passar por situações que está a viver. Não sou eu que vou julgar os processos."