De acordo com o JN, o clube da Luz intimou empresas e indivíduos que acederam aos emails das caixas de correio eletrónico de alguns dirigentes.
Corpo do artigo
Depois de o JN ter noticiado que o Benfica intima empresas e funcionários que descarregaram emails de dirigentes encarnados, foi a vez de o Porto Canal explicar como é que o clube da Luz tem acesso aos nomes de quem consultou as mensagens de correio eletrónico.
"Quando se vai a um site desses, puxa-se o ficheiro que se quer puxar. Normalmente, esses ficheiros estão associados a um leitor de emails, que é o Outlook, o mais comum. Quando se descarrega, puxa-se para a zona do computador. Quando se tenta abrir o ficheiro, ele está parametrizado para, automaticamente, estando com ligação à Internet, disparar um email para o endereço configurado, com o remetente, neste caso, quem descarregou o conteúdo", referiu David Marques, engenheiro de telecomunicações e computadores, sublinhando que o envio da mensagem de notificação não é voluntário:
"Consegue-se depois ver na pasta de itens enviados que esse email foi enviado. O Outlook regista tudo o que faz. É óbvio que a pessoa não tem consciência de que esse email foi enviado. Apercebe-se que foi enviado depois, se consultar a pasta de itens enviados", rematou.