Porro em cima da mesa por Nuno Mendes e com contrato de 750 m€ à espera no Sporting
SAD e lateral têm negociado aumento quando a opção for acionada. Leões têm meta, o atleta está inflacionado. Elenco liderado por Frederico Varandas desembolsa atualmente 500 mil euros livres de impostos por cada uma das duas temporadas de cedência, mas o rendimento do espanhol exige mais
Corpo do artigo
Colocar o vencimento de Pedro Porro nos 750 mil euros livres de impostos depois de acionada a opção de compra dos direitos económicos do lateral-direito, sabe O JOGO, é o objetivo da SAD liderada por Frederico Varandas.
Pedro Porro fez 37 jogos na primeira época à leão, apontando quatro golos nos 2988 minutos que esteve em campo
As negociações estão a decorrer há algumas semanas com o atleta - naturalmente, foram interrompidas devido ao período de férias que dirigentes leoninos e atleta gozaram -, dado que, quando foi celebrado o acordo de cedência por empréstimo com o Manchester City válido por dois anos, nunca ficou definido qual o valor do vencimento após o exercício da cláusula de opção de compra.
Esta, fixada nos 8,5 milhões de euros - ficando os citizens com direito a 30% de uma futura transferência -, como o nosso jornal oportunamente deu conta, vai ser acionada pelo Sporting, isto se o nome de Pedro Porro não for colocado numa eventual e possível negociação com o emblema comandado por Pep Guardiola por Nuno Mendes.
Ora, auferindo de momento 500 mil euros livres de impostos por cada um dos dois anos em que está contratualmente vinculado ao Sporting, Pedro Porro foi abordado pelo Sporting com a pretensão de elevar a fasquia em 250 mil euros, mas a verdade é que a preponderância do atleta na equipa, a chamada à seleção nacional espanhola - pela qual se estreou frente à Geórgia -, bem como o assédio de alguns emblemas, inflacionaram o valor do atleta, mas também as expectativas do próprio em ser colocado, em caso de vínculo de maior duração com o Sporting, no patamar mais próximo do teto salarial determinado pela SAD, concretamente um milhão de euros livres de impostos por temporada. Por exemplo, um dos clubes que procuraram saber as condições de uma eventual contratação de Pedro Porro foi o Real Madrid.
Ora, certo é que o Sporting, apesar de procurar uma alternativa para o lugar (ver peça à parte) que o internacional espanhol assumiu de forma indiscutível, deseja igualmente colocar em cima da mesa de Pedro Porro um contrato válido por, pelo menos, quatro temporadas, isto dependendo, naturalmente, do momento em que a cláusula de opção de compra seja exercida ou os direitos económicos e desportivos passem a ser, em conjunto, do Sporting.
Em cima da mesa por Nuno Mendes
Pedro Porro é uma das armas negociais prontas a usar pelo Manchester City num eventual acordo pelo lateral-esquerdo Nuno Mendes. Os citizens sabem do interesse do Sporting em manter Pedro Porro nas suas fileiras de forma prolongada e olham para isso mesmo como um aspeto determinante para baixar as pretensões do elenco de Frederico Varandas. O presidente leonino mantém a bitola de um negócio que possa chegar aos 60 ou 65 milhões de euros, englobando objetivos, mas a verdade é que tal verba poderá não chegar. Em Alvalade, todos têm contado com a valorização de Nuno Mendes no Campeonato da Europa que está em curso, mas no encontro frente à Hungria, a opção do selecionador Fernando Santos para o lado esquerdo da defesa recaiu sobre Raphael Guerreiro, que, ainda por cima, marcou o golo que abriu caminho ao triunfo no encontro de abertura da competição.
Ora, mantendo-se Nuno Mendes na sombra do jogador do Borússia de Dortmund, será certamente mais complicado que a desejada proposta por Nuno Mendes atinja os valores pretendidos. O Manchester City poderá aí colocar Pedro Porro, avaliando-o não pelos 8,5 milhões de euros, mas jogando também com a percentagem já referida dos 30% e influenciam a avaliação feita ao jogador e o valor a abater na componente fixa por Nuno Mendes.
Recorde-se que, no caso do camisola 5 dos leões, estão ainda na sua pista, como demos conta, o Manchester United e o Real Madrid, que também estão a seguir com particular atenção o que Nuno Mendes tem vindo a fazer no Campeonato da Europa, isto após as excelentes indicações dadas pelo atleta de 18 anos no decurso da última temporada, em que foi indiscutível no lado esquerdo do 3x4x3 adotado pelo técnico Rúben Amorim, sagrando-se campeão nacional.