Conheça melhor Lamba e Lucas Dias, dois jovens com a mira na pré-época do Sporting
Defesa central e médio ofensivo estão na lista de Amorim e podem ter chance na equipa A.
Corpo do artigo
O regresso do Sporting aos trabalhos terá, como O JOGO antecipou, muita juventude.
E estão mais dois projetos na mira de Rúben Amorim: Chico Lamba e Lucas Dias, ambos com 18 anos, entram na equação para poderem ter uma oportunidade na pré-época e começarem a ser modelados pelo técnico verde e branco.
O primeiro impressiona pela estampa física, a rondar 1,90 metros de altura, e é central. Está no Sporting desde 2013, já passou pela posição de médio-defensivo, mas foi-se fixando no centro da defesa. Considerado um jogador evoluído na saída de bola, destaca-se pela agressividade defensiva e competência no jogo aéreo. Durante a última época foi titularíssimo nos sub-23, pelos quais jogou 20 vezes, e ainda disputou 12 encontros pela equipa B, na qual acabou como aposta. O seu pé mais forte é o direito, mas também tem aperfeiçoado o jogo no lado esquerdo, faltando-lhe, claro, mais rotinas numa linha de três defesas, já que as equipas de formação leoninas não costumam esquadrar esse modelo tático. Os esquemas táticos ofensivos da última época fizeram Lamba evoluir na hora do golo, já que conseguiu três tentos na temporada. Com ascendência da Guiné-Bissau, o talento acabou a temporada integrado nos sub-18 portugueses.
A possível integração de Chico Lamba na equipa A será ainda precoce de avaliar, porém o certo é que Amorim fez constar à Direção que necessitava de mais um central, o que reforça as possibilidades de alguém da formação ter chance caso o mercado não preencha a vaga, recordando que Eduardo Quaresma, por exemplo, poderá sair por empréstimo.
Na mesma linha de pensamento está Lucas Dias. Também de 18 anos, o médio ofensivo poderá ser uma solução interna. Ainda que não esteja prevista uma ascensão logo à equipa A, Amorim tenciona avaliar o desempenho do jovem canadiano, pois aprecia as características do jogador, que tanto alinha na faixa como na posição 10, tendo atributos que o aproximam de Pedro Gonçalves. A SAD quer reforços para essa zona caso existam saídas, nomeadamente de Jovane Cabral, pelo qual os leões querem, no mínimo, dez milhões de euros. O jogador natural de Ontário chegou com 11 anos ao Sporting, após mostrar talento desde cedo. Já esteve presente na seleção olímpica canadiana, mas tem dupla nacionalidade até pelo facto de os pais serem portugueses. O criativo, que renovou no passado 8 de junho, destacou Pedro Gonçalves como "exemplo" e dá privilégio a Portugal caso a chamada da seleção principal surja, o que, sabe O JOGO, já foi sondado por responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol. Em 2020/21 realizou 22 encontros pelos sub-23, obtendo dois golos, e mais uma partida pelos bês.
A versatilidade do criativo terá de convencer Rúben Amorim e pode beneficiar da política do Sporting, que não vai investir em apetrechos para a equipa B, apostando na prata da casa. Como Nuno Moreira já seguiu para o Vizela e Bruno Tavares, Elves Baldé e Diogo Brás também deverão procurar novo clube, Lucas pode ganhar espaço nesta pré-época verde e branca, devendo sempre voltar aos bês para evoluir.
A aposta nos miúdos só tende a crescer
Até aqui, Rúben Amorim tem valorizado os jovens da Academia, seguindo a ideia transmitida por Frederico Varandas. Nuno Mendes conquistou o lado esquerdo, Gonçalo Inácio foi peça preponderante no eixo central, Eduardo Quaresma, na época de 2019/20, foi também bastante utilizado pelos leões. A estes juntam-se Tiago Tomás, jóquer do ataque verde e branco, os médios Matheus Nunes e Daniel Bragança, que foram os suplentes dos titulares João Mário e João Palhinha durante a campanha do título. Dário Essugo estreou-se aos 16 anos, sendo o mais novo de sempre na Liga, e continuará a ser opção dos sub-23 e da equipa B, podendo subir, a espaços, à equipa principal.
Na pré-época e para fazer face ao regresso tardio dos internacionais, como O JOGO adiantou, deverão ser promovidos Diego Callai (guarda-redes), Hevertton Santos (lateral-direito que ainda aguarda para saber se os leões encontram concorrente para Porro), Flávio Nazinho (lateral-esquerdo que é muito apreciado) e Joelson Fernandes (extremo, autor de seis golos em 2020/21).