
Pizzi em destaque no Benfica
Filipe Amorim / Global Imagens
De águia ao peito, só avançados superaram a barreira dos 30 tentos numa época e o último português a fazê-lo foi Nuno Gomes, já em 1998/99, temporada na qual marcou 34
Peça fundamental para Bruno Lage, Pizzi estava, fruto dos 26 golos apontados, a viver a melhor temporada da carreira até ao momento em que a pandemia de covid-19 interrompeu a competição. Agora, procurando comandar o Benfica a uma reviravolta na classificação e à recuperação da liderança na I Liga, o camisola 21 da Luz persegue também um feito individual: bater o recorde de Bruno Fernandes, único médio em Portugal a superar a barreira dos 30 golos neste século (fez 32).
Com 11 partidas por disputar (dez de campeonato e a final da Taça de Portugal), o internacional português pode aspirar a alcançar o registo do ex-Sporting, agora no Manchester United, mas ficará longe dos números estratosféricos do melhor futebolista nacional: Cristiano Ronaldo, cuja melhor marca são... 61 tentos, obtidos em 2014/15.
Ex-Sporting fez 32 em 2018/19 e neste século foi o único médio a atingir essa marca. Pizzi tem 26 e 11 jogos pela frente
Ainda assim, Pizzi poderá procurar defender até ao final de 2019/20 o estatuto de futebolista português com maior apetência pela baliza. Isto porque o jogador encarnado lidera neste momento esse ranking, à frente precisamente do capitão da Seleção Nacional. Se Pizzi tem 26 golos, CR7 contabiliza 25, seguidos por Ricardo Horta, com 19, Bruno Fernandes e Paulinho, com 18.
Em termos de futebolistas nacionais, Pizzi é o líder dos goleadores em 2019/20, com mais um golo do que os 25 apontados por Cristiano Ronaldo
Olhando apenas em termos benfiquistas, Pizzi pode ser também o primeiro português a superar a barreira dos 30 golos no século atual, isto porque o último a fazê-lo foi Nuno Gomes, que em 1998/99 faturou por 34 ocasiões. Desde então, houve apenas três jogadores, todos avançados e sul-americanos, a atingirem números tão elevados: Cardozo (duas vezes), Lima (uma) e Jonas (três). E se recuando no tempo há muitos jogadores que fizeram 30 ou mais golos, a verdade é que todos eles eram avançados - Eusébio bateu esse registo por oito vezes, José Águas por sete ocasiões e Nené por cinco.
