Pepe e a bravura dos 40: figuras do futebol deram os parabéns ao capitão do FC Porto
Central celebra este domingo o aniversário, a jogar ao mais alto nível, algo ao alcance de poucos com a sua idade. E os sinais são de não querer abrandar. Através de O JOGO, Pinto<br/> da Costa, Sérgio Conceição, Fernando Gomes, Pedro Proença, Fernando Santos, Casillas, Quaresma, Carlos Pereira, Fikret Orman e Guilherme Farias deixam mensagens de parabéns.
Corpo do artigo
Kepler Laveran De Lima Ferreira, ou simplesmente Pepe, está de parabéns.
O central do FC Porto chega aos 40 anos e está aí para as curvas, desafiando as leis do futebol, que, por norma, "condenam" os jogadores a meter os papéis para a reforma antes dessa idade.
A decisão quanto ao futuro, já o assumiu publicamente, só será tomada no final da temporada. Até lá, vai continuar a treinar e a jogar ao mais alto nível. No fundo, aquilo que o faz sentir "um privilegiado", como não se cansa de dizer. E cansaço é uma palavra que parece não entrar no léxico do central. Um exemplo para os mais novos e um ídolo para muitos, o internacional português recebe, igualmente, o reconhecimento de atuais e antigos presidentes, treinadores e companheiros.
De Pinto da Costa a Guilherme Farias (o primeiro treinador no CRB), de Casillas a Quaresma, passando por Sérgio Conceição, Fernando Gomes, Pedro Proença, Fernando Santos, Carlos Pereira e Fikret Orman (Besiktas), ninguém esconde a admiração pelo jogador que Pepe foi, é e será. Afinal, o presidente dos dragões espera que "ainda faça muitos jogos" e que "continue a ser um exemplo e um símbolo do FC Porto".
À semelhança do que sucedeu em oito ocasiões, Pepe também passará este aniversário, literalmente, a trabalhar, porque hoje é dia de jogo com o Gil Vicente, no Dragão. O convívio com a família ficará para depois do apito final, mas o mais certo é que os portistas no estádio lhe cantem os parabéns enquanto o defesa ainda estiver no relvado.
Seja como for, distantes vão os tempos em que atravessou o Atlântico, ainda antes de completar 18 anos e com um pé partido, uma consequência do último jogo que fez pelo Corinthians Alagoano. Na mala trazia poucos pertences, mas encheu-a de sonhos, que foi concretizando ao longo das temporadas que passou na Europa. Entre FC Porto, Real Madrid e a Seleção Nacional - no Marítimo e no Besiktas não celebrou conquistas -, o central já tem 27 títulos nos currículo. No fundo, ganhou quase tudo o que era possível e, mesmo tendo três medalhas da Champions em casa, já assumiu que gostaria de acrescentar mais uma, agora pelo clube do coração (FC Porto). Uma meta difícil, embora não impossível, ao contrário da maior conquista que diz ter alcançado. "O meu objetivo principal era fazer um jogo que os meus pais, no Brasil, pudessem ver na televisão. Foi isso que prometi à minha mãe quando saí", contou um dia o central.
Com mais de 700 jogos na carreira - acima de 100 nas provas europeias e 12 em Mundiais -, bem se pode dizer que já pagou a promessa e com juros. Mas não será de estranhar se em maio decidir prolongar o vínculo aos dragões, aceitando o desafio de Pinto da Costa. Nesse caso, o curso de fisioterapia em que chegou a inscrever-se no ISAVE, na Póvoa de Lanhoso, poderá esperar mais um pouco até ser concluído.
O terceiro quarentão da Liga
Pepe está longe de ser o elemento com mais jogos no campeonato português, até porque passou 11 anos e meio fora do país entre as duas passagens pelo FC Porto. Contudo, já está no pódio dos jogadores de campo mais velhos de sempre a atuar no principal escalão, desde que ultrapassou o registo de Ricardo Costa, então ao serviço do Boavista. Agora só tem à frente Rebelo (Estrela da Amadora) e Fary (Boavista). Em todo o caso, seja já esta noite, se Conceição - como se prevê - o utilizar na receção ao Gil Vicente, ou na próxima vez em que vestir a camisola dos dragões, o capitão portista tornar-se-á o terceiro jogador de sempre com 40 ou mais anos a jogar em Portugal, exceção feita aos guarda-redes. Porém, mesmo que o FC Porto chegue à final da Taça de Portugal, a 4 de junho, o central só poderá subir no ranking se continuar a carreira para lá de 2022/23. Nesse caso, trepará diretamente para o primeiro posto mal faça um jogo.
Nas fases a eliminar da Liga dos Campeões também só tem dois jogadores à frente no que toca à longevidade: Ryan Giggs e Costacurta. O italiano, contudo, será ultrapassado já a 14 de março se Pepe jogar na receção ao Inter de Milão.
Confira as mensagens de parabéns via O JOGO:
Pinto da Costa, presidente do FC Porto
"Um exemplo para todos"
"Com 40 anos, que hoje completa, o Pepe continua a ser um exemplo para todos aqueles que jogam a seu lado e para todos aqueles que hão-de seguir a sua carreira. Ele dedica-se em todos os momentos a cem por cento à sua profissão e à sua paixão, que é o futebol, e ao clube que ama sinceramente - não ponho minimamente em causa - o FC Porto. Dizer só ao Pepe que lhe dese- jo as maiores felicidades, que ainda faça muitos jogos com a nossa camisola e que continue a ser um exemplo e um símbolo do FC Porto."
Quaresma, ex-companheiro no FC Porto, Besiktas e Seleção
"Há que lhe tirar o chapéu"
"Dar-lhe os parabéns por tudo, não apenas pelo aniversário, mas pelo profissional que é e pelo grande jogador que é, porque com a idade que tem, para mim, continua a ser dos melhores centrais do Mundo e, de Portugal, é o número um. Não é fácil, com 40 anos, jogar ao ritmo e intensidade que ele mete em campo e a forma como ele consegue liderar a sua equipa. Há que lhe bater palmas, levantar e tirar o chapéu, porque é um profissional fantástico e uma pessoa que eu adoro."
Casillas, ex-colega no FC Porto, no Real Madrid e embaixador merengue
"Jogas muito, companheiro"
"Pepe, muitos parabéns pelo teu aniversário. São 40 anos, é top. Continuas ao nível máximo. Jogas muito, companheiro. Um abraço forte para ti e para a tua família."
Fernando Santos, ex-selecionador nacional
"Futebol português deve-lhe muito"
"É difícil encontrar palavras para descrever o Pepe. É o fantástico jogador que todos conhecemos e é também um fantástico ser humano, um facto mais reservado para quem o conhece pessoalmente. Está, sem dúvida alguma, entre os melhores atletas e profissionais com quem tive o privilégio de trabalhar, pelo seu talento, pela capacidade de trabalho, pelo espírito de equipa, pela liderança e pela mentalidade vencedora. Para além de amigo, sou um admirador do Pepe há muitos anos e continuarei a ser. Foi uma figura de proa das vitórias no Euro"2016 e na Liga das Nações. O futebol português e a Seleção Nacional devem-lhe muito. Parabéns, amigo Pepe!"
Carlos Pereira, ex-presidente do Marítimo
"Sonhei vê-lo acabar no Marítimo"
"Pepe vai fazer 40 anos, mas parece que continua com aquela pujança, força e entusiasmo como quando o vi sendo um jovem. Dentro e fora do campo tratava-se e trabalhava muito. Não quer dizer que não tivesse as suas "escapadinhas", mas o trabalho era o trabalho. Tanto assim é que, um dia, teve uma desavença séria num treino com um colega por causa do empenho. Lembro-me de o Sporting o querer contratar, mas Boloni, o mestre da formação, falhou. Teve-o lá durante algum tempo e no jogo de inauguração da Academia dispensou-o. Nunca se negou ao trabalho e nunca disse que não jogava nesta ou naquela posição, que era jogador da equipa A e não da equipa B. Ainda sonhei vê-lo acabar no Marítimo quando ele voltou da Turquia, mas não passou de um sonho, porque, felizmente para ele e infelizmente para nós, ainda tem muito para dar e está a dá-lo no FC Porto. Em nome do Marítimo, um obrigado muito grande. Um abraço do tamanho do Mundo."
Guilherme Farias, treinador de Pepe nos sub-15 do CRB
"Já me mandou uma camisola"
"O Pepe começou a jogar numa equipa que é o Napoli, no bairro onde morava. Quando o vi jogar, descobri algo interessante, pelo tamanho, vontade, até a meter o braço nos adversários, aquele estilo de zagueiro viril. Despertou interesse, desloquei-me, falei com o senhor Anael, o pai dele, e perguntei se havia possibilidade de levá-lo comigo para o CRB [Clube de Regatas do Brasil]. Desde então que vibro muito com ele. Já me mandou uma camisola autografada. Para um menino que saiu de Maceió, acredito que o sonho dele se tornou realidade. Conseguiu conquistar todos os objetivos que traçou em termos de futebol. É um atleta muito bem conceituado e consagrado. Por tudo o que realizou e ainda poderá realizar. Admiro-o muito. Parabéns."
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto
"Muitos anos de vida e alguns de futebol"
"O Pepe sempre foi de uma ambição e uma determinação enorme, com uma vontade de vencer e chegar acima da média. Isso, juntando a todo o percurso que teve enquanto jogador e continua a ter, é uma referência para toda a gente: para os colegas, os dirigentes, os treinadores... É alguém muito importante para o clube. Estamos perante um jogador que faz 40 anos e que jogou com os melhores jogadores do Mundo, que foi treinado pelos melhores treinadores do Mundo e, mesmo assim, continua com a mesma ambição de um menino que está a acabar de começar. É para todos nós alguém muito especial e que, como esperamos, com certeza continuará a dar o seu contributo por mais anos. Enquanto treinador, e mesmo tendo em conta os muitos colegas que tive enquanto jogador, tenho a certeza que foi o jogador mais competitivo e mais exigente consigo próprio com quem tive oportunidade de trabalhar. Por isso, parabéns Pepe! Desejo-te muito anos de vida e mais alguns de futebol. É incrível como alguém que completa 40 anos está na tua forma física e anímica. A tua ambição e determinação em cada dia em que estás aqui no trabalho é verdadeiramente espetacular. Juntando a isso, tudo aquilo que tens construído a nível familiar tem sido também um sucesso e espero que continues por muitos anos junto da tua família, que tanto amas e prezas, porque és um excelente chefe de família e um excelente pai. És, acima de tudo, um amigo. A nossa relação é mais do que de treinador-jogador. Há uma relação de amizade que quero preservar. Das coisas boas que levo do futebol são os amigos que vão aparecendo neste mundo tão competitivo e tão difícil. Obrigado por isso. Que estejamos juntos durante muitos anos a festejar aniversários teus e, já agora, meus também".
Fernando Gomes
Presidente da FPF
"Homem com caráter e carisma"
"É com particular alegria que felicito o Pepe pelo seu 40.º aniversário. Internacional desde 2007, tendo vestido a camisola da Seleção Nacional por 133 vezes, Pepe é não apenas um atleta de eleição que mantém intactas todas as suas capacidades, mas também um homem com caráter, personalidade e carisma. Habituei-me a apreciar o seu talento, a entrega, a fibra e a coragem que sempre o distinguiu dentro de campo, mas sobretudo aprendi a admirar as suas qualidades humanas que o tornam um exemplo e um líder. No dia em que festeja 40 anos, junto aos parabéns palavras de gratidão e reconhecimento, esperando que a vida lhe dê tudo aquilo que ele merece".
Fikret Orman, ex-Presidente do Besiktas
"Terá sucesso noutras funções"
"Durante a minha presidência, tive a oportunidade de trabalhar com jogadores de diferentes culturas e estatutos. O Pepe foi um deles. Ele é conhecido pelo seu estilo competitivo no campo. Antes de vir para o Besiktas, só o conhecia como um defesa rápido, agressivo, fisicamente forte e determinado. No entanto, durante o período em que trabalhámos juntos, vi o quão profissional ele era fora do campo também. Testemunhei de perto o seu respeito pela equipa que representava, os outros jogadores e, acima de tudo, pelo futebol. Acredito que depois da terminar a carreira como jogador o Pepe continuará o seu percurso no futebol noutras funções e com sucesso".
Pedro Proença, presidente da Liga
"É embaixador do nosso futebol"
"Ver um jogador alcançar uma idade tão marcante ainda em atividade e, mais importante, em alto rendimento, é algo que tem de ser enaltecido. São poucos os casos como os de Pepe no Desporto mundial, muito menos no Futebol. A carreira do internacional português tem sido extraordinária e vê-lo, aos 40 anos, ainda a jogar nos maiores palcos europeus, e sem vontade de parar, demonstra a personalidade do homem e o profissionalismo do jogador. Uma carreira extraordinária, recheada de títulos e conquistas, mas onde o mais importante para o jogador é o próximo jogo, o próximo treino. A começar hoje na partida do FC Porto com o Gil Vicente FC, o palco onde, simbolicamente, assinalará o 40.º aniversário, a fazer o que mais gosta: jogar Futebol. Pepe é um exemplo para todos nós. O menino que chegou à Madeira hoje é um dos embaixadores do nosso Futebol e Campeonato, e a longevidade e vitalidade da sua carreira é uma inspiração para todos os que, como Pepe, um dia eram apenas meninos com sonhos. Da minha parte, tem sido um privilégio acompanhar de perto esta carreira, que comecei a seguir ainda como árbitro. Em campo, mantive com Pepe uma relação de respeito mútuo, daquelas relações em que um olhar meu bastava para que Pepe percebesse o que estava em causa. Mantemos, hoje comigo na presidência da Liga Portugal e Pepe ainda a competir, essa relação de respeito. Em meu nome, e em nome da Liga Portugal, parabenizo Pepe pelo 40.º aniversário e desejo-lhe as maiores felicidades profissionais e pessoais para o presente e futuro".