Ficaram dúvidas se a bola bateu na cara ou na mão de Jorge Gonçalves, dando origem ao penálti que decidiu o desfecho do jogo.
Corpo do artigo
A primeira parte disputou-se sempre em ritmo lento, com muitas paragens, e só aos 39 minutos surgiu um lance de perigo, quando Fonseca falhou a emenda, após cruzamento de Jorge Gonçalves.
Os "fogaceiros" entraram a pressionar mais na etapa complementar e dispuseram de uma oportunidade soberana para inaugurar o marcador, quando Jorge Gonçalves, completamente isolado, permitiu a defesa de Cristiano (49 minutos).
Os bracarenses responderam pouco depois, através de um remate em arco de Xavier (53) que rasou o poste.
A polémica instalou-se aos 66 minutos, quando o árbitro Jorge Tavares assinalou grande penalidade contra o Feirense, sancionando mão de Jorge Gonçalves, na sequência de um remate de Manoel que parece embater na cara do jogador. Na conversão, Manoel fez o único golo da partida.
O Feirense reagiu rapidamente e esteve perto do empate num cabeceamento de Jorge Gonçalves, que Cristiano defendeu, e num remate de Platiny, à meia volta, que embateu na barra (70).
Os "arsenalistas" estiveram melhor na fase final da partida, jogando bem pelas alas, e podiam ter marcado de novo por Manoel (85).
Antes do apito final, os visitantes ainda poderiam ter empatado, mas Pires cabeceou ao lado (90+2).
A fechar-ser a primeira volta da II Liga, o Braga B está um lugar acima da zona de despromoção (20.º), com 20 pontos, enquanto a turma de Santa Maria da Feira está na 15.ª posição, com 25 pontos.
Jogo no Estádio 1º de Maio, em Braga.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Manoel, 68 minutos (grande penalidade).
Equipas:
Sporting de Braga B: Cristiano, Tomás Dabó, Palmeira, Santos, Afonso Figueiredo (Xavier, 46), Victor Nikiema (Zé Manel, 63), Mauro, Guilherme, Nuno Valente, Yazalde (Gonçalo Silva, 90) e Manoel.
(Suplentes: Pedro Cavadas, Leandro Albano, Gonçalo Silva, Piqueti, Xavier, Diogo Ribeiro e Zé Manel).
Treinador: António Conceição.
Feirense: Marco Rocha, Marcelo, João Ricardo, Carvalho, Williams, Marcão (Rafa, 46), Tiago Miguel (Ludovic, 72), Diogo Cunha, Jorge Gonçalves, Fonseca (Pires, 81) e Platiny.
(Suplentes: Sea, Clayton, Ludovic, Rafa e Pires).
Treinador: Quim Machado.
Árbitro: Jorge Tavares (Aveiro).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Marcão (11), Manoel (22), Afonso Figueiredo (28), Tomás Dabó (58), Carvalho (62), Tiago Miguel (65), Jorge Gonçalves (67), Zé Manel (72) e Guilherme (76).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.