Ao perderem no Estádio 25 de Abril, os estorilistas deixaram de ter hipótese de subir à I Liga.
Corpo do artigo
O Estoril Praia perdeu este domingo a hipótese de subida de divisão ao perder na visita ao Penafiel, por 4-2, em jogo da 31ª jornada da II Liga, permitindo a subida do Famalicão.
Vencedor do jogo hoje na receção ao Vitória de Guimarães B por 4-1, ao Famalicão bastava que a equipa canarinha não ganhasse para, automaticamente, se juntar ao Paços de Ferreira na promoção à I Liga, acabando a vitória do Penafiel por antecipar a festa minhota.
Numa primeira parte que teve poucos momentos animados, Caetano protagonizou a primeira alegria, inaugurando o marcador num remate cruzado aos 10 minutos, mas a satisfação durou pouco.
Na resposta, Belima (13), num cabeamento de costas para a baliza e após um lançamento longo de Cícero, repôs a igualdade, mantendo aberta a possibilidade de adiar o regresso do Famalicão ao principal escalão, 25 anos depois.
Contudo, aos 44 minutos, Fábio Abreu, também de cabeça, acorrendo a um cruzamento da direita de Pedro Lemos fixou o resultado ao intervalo, complicando as contas 'canarinhas'.
A segunda parte começou com o Penafiel a ampliar o marcador, num remate à meia volta de Gustavo (53), que castigou ainda mais a sua ex-equipa, depois de na área contrária Sandro Lima ter falhado a emenda junto ao poste para o que seria o empate.
A equipa da linha porfiou no ataque em busca da reviravolta, o que foi aproveitado pelo Penafiel para, em contra-ataque, fazer o 4-1, por Pires (78), somando o 15.º na liderança dos melhores marcadores da II Liga.
No segundo minuto dos descontos o Estoril reduziu, num autogolo de Fábio Abreu.
Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel - Estoril, 4-2.
Ao intervalo: 2-1.
Marcadores:
1-0, Caetano, 10 minutos.
1-1, Belima, 13.
2-1, Fábio Abreu, 44.
3-1, Gustavo, 53.
4-1, Pires, 78.
4-2, Fábio Abreu, 90+2 (na própria baliza)
Equipas:
- Penafiel: José Costa, Pedro Lemos, João Paulo, Vini, Daniel Martins, Romeu Ribeiro, Tiago Ronaldo (Cristian Machado, 88), Caetano (Ludovic, 73), Gustavo (Rafa Sousa, 80), Fábio Abreu e Pires.
(Suplentes: Ivo, Ludovic, Yuri Araújo, Luís Pedro, Rafa Sousa, Areias e Cristian Machado).
Treinador: Armando Evangelista.
- Estoril: Thierry, João Góis, Miguel Rodrigues, Diakhité, Rafael Furlan, Cícero (Chaby, 73), João Patrão, Yan, Sandro Lima (Dadashov, 66), Belima (Ibra Koneh, 57) e Roberto.
(Suplentes: César Augusto, Dadashov, Chaby, Gonçalo, Pedro Queirós, Gilson e Ibra Koneh).
Treinador: Bruno Baltazar.
Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Romeu Ribeiro (21) e Yan (23),
Assistência: cerca de 500 espectadores.