Penafiel apurou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
O Penafiel apurou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer no terreno do Fafe, por 4-2, no desempate por grandes penalidades, depois do 0-0 verificado no final do prolongamento do jogo da terceira ronda.
Os durienses, oitavos classificados da II Liga portuguesa, foram mais fortes nos penáltis, desperdiçando apenas uma das tentativas, por Areias, ao passo que o sétimo classificado da série A do Campeonato de Portugal, superior durante os 120 minutos do desafio, falhou duas, por Nené e Ferrinho.
Além de terem criado mais ocasiões durante os 90 minutos regulamentares, os anfitriões desperdiçaram ainda um penálti, no prolongamento, aos 102 minutos, por Joel Silva, jogador que sofreu a falta - Romeu Ribeiro agarrou-o e foi expulso, com cartão vermelho direto (101').
O Penafiel só foi melhor nos 20 primeiros minutos, período em que viu o guarda-redes Fred Fangueiro negar-lhe o golo em remates de Pedro Lemos e de Fábio Abreu, aos 10, e num cabeceamento de Tiago Ronaldo, aos 17, antes de os locais equilibrarem e ficarem perto do golo em remates de Landinho, aos 24', e de Tiago Nogueira, aos 42'.
Os fafenses apareceram melhor no segundo tempo e quase desfizeram o 'nulo' em lances protagonizados por Ângelo Oliveira, aos 54 minutos, por Joel Silva, aos 58, e num cabeceamento de Paulo Monteiro, aos 90+6, nos descontos, altura em que Pires, também de cabeça, desperdiçou uma situação para o Penafiel (90+1).
Jogo no Parque Municipal dos Desportos, em Fafe.
Fafe - Penafiel, 0-0 após prolongamento, 2-4 no desempate por grandes penalidades.
Marcadores no desempate por grandes penalidades:
0-1, Caetano.
0-1, Nené (defesa do guarda-redes).
0-2, Vasco Braga.
1-2, Landinho.
1-2, Areias (defesa do guarda-redes).
1-2, Ferrinho (defesa do guarda-redes).
1-3, Cristian.
2-3, João Fernandes.
2-4, Yuri.
Equipas:
- Fafe: Fred Fangueiro, Chico, Zé Oliveira (João Sousa, 106), Paulo Monteiro, Ofori, Júnior Franco, Nené, Landinho, Tiago Nogueira (João Fernandes, 86), Ângelo Oliveira (Ferrinho, 56) e Joel Silva (Marcelo Santos, 109).
(Suplentes: Pedro Soares, João Sousa, Emerson, João Fernandes, Nuno Silva, Marcelo Santos e Ferrinho).
Treinador: Álvaro Pacheco.
- Penafiel: Ivo Gonçalves, Pedro Lemos, João Paulo, Luís Pedro, Daniel Martins, Romeu Ribeiro, Tiago Ronaldo (Caetano, 75), Vasco Braga, Ludovic (Yuri, 61), Fábio Abreu (Areias, 86) e Pires (Cristian, 104).
(Suplentes: Tiago Rocha, Yuri, Vini, Cristian, Caetano, Fernandinho e Areias).
Treinador: Armando Evangelista.
Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Zé Oliveira (77), Ferrinho (90) e Vasco Braga (94). Cartão vermelho direto para Romeu Ribeiro (101).
Assistência: cerca de 3.000 espetadores.