CEO Helena Pires confirmada como presidente interina
Corpo do artigo
A Assembleia Geral da Liga desta sexta-feira marcou, formalmente, o ponto final na ligação de Pedro Proença com o organismo, ao cessar funções como presidente. Na despedida, por decisão dos clubes, foi aprovada por aclamação a proposta da Direção para que Pedro Proença passe a Associado Honorário da Liga Portugal.
Segundo a Liga, é "uma simbólica forma de reconhecimento e agradecimento pelo efeito transformador da sua liderança nos últimos dez anos, deixando um legado indelével ao longo de três mandados que ditaram a recuperação, consolidação e afirmação da Liga Portugal, com impacto direto no desenvolvimento e crescimento da indústria do futebol profissional. Um percurso recentemente materializado na edificação do Arena Liga Portugal, nova casa do futebol profissional e que projeta esta indústria para o futuro."
Único Presidente da história da Liga Portugal a ser eleito para três mandatos consecutivos, Pedro Proença toma posse na segunda-feira como presidente da Federação Portuguesa de Futebol, depois de uma vitória eleitoral, a 14 de fevereiro, com 75 por cento dos votos.
O universo dos Clubes do Futebol Profissional manifestou ainda a total concordância com a solução transitória definida para o período até às eleições na Liga Portugal, com a CEO Helena Pires a assumir o cargo de presidente interina, conforme decisão validada na véspera pela Direção da Liga Portugal, composta pelos representantes de Benfica, FC Porto, Sporting, Casa Pia, Rio Ave, Paços de Ferreira, Chaves e Vizela.
A reunião magna, que contou com a representação de todos os Clubes, serviu ainda para a apresentação, votação e aprovação por unanimidade das contas do primeiro semestre da presente época, referentes ao universo empresarial da Liga Portugal, com um saldo positivo de 580 mil euros, dois por cento acima da meta inicial. A este propósito, foram destacados os dez anos consecutivos de resultados financeiros positivos, uma vez que o resultado operacional projetado para o final da temporada é de €1,1 milhões e com rendimentos históricos acima dos €31 milhões de euros.