A par de Bruno Xadas, o avançado de 17 anos foi promovido em definitivo. Lucas, Inácio, Didi e Joca estão de regresso à equipa B.
Corpo do artigo
Seguido atentamente por Barcelona, Manchester United, Manchester City e Liverpool durante a época passada, Pedro Neto virou uma certeza no grupo às ordens de Abel Ferreira. Depois da estreia na ponta final do campeonato, frente ao Nacional, tornando-se inclusivamente no mais jovem de sempre (com apenas 17 anos) a marcar com a camisola do Braga, o júnior foi uma das surpresas no pontapé de saída para a pré-época e, como consequência de um somatório de treinos convincentes, a promoção consumou-se nesta segunda-feira, com o treinador a decidir ao mesmo tempo as devoluções dos centrais Lucas e Inácio e dos médios Didi e Joca à equipa secundária. Os últimos três jogadores já foram encaminhados para os bês, tudo apontando para que Lucas tome o mesmo destino nos próximos dias.
Profundo conhecedor das pérolas da formação do clube minhoto, Abel aposta forte em Pedro Neto, que, curiosamente, até teve uma passagem fugaz pela equipa secundária dos bracarenses, e ainda mais em Bruno Xadas, a principal figura dos bês em 2016/17. Em junho, no Mundial de sub-20 disputado na República da Coreia, o camisola 10 voltaria a impressionar, mas por essa altura já estava mais do que decidida a inclusão no plantel da equipa principal. Se Neto e Xadas são jovens valores de que o treinador já não prescinde, muitos outros poderão aparecer, a qualquer momento, na alta roda do futebol português, com a marca dos guerreiros do minho. Isso mesmo já foi assumido publicamente pelo ex-treinador da equipa B, que ascenderia à equipa principal após o despedimento de Jorge Simão, e a verdade é que também o médio Bruno Jordão e o atacante Luther Singh vão alternar treinos na equipa principal com jogos pelos bês, uma prática que já no passado rendeu excelentes frutos ao clube.
O médio Bruno Jordão e o atacante Luther Singh vão alternar treinos na equipa principal com jogos pelos bês. Já o lateral-direito D"Alberto e o médio Joca serão emprestados a outros clubes
As restituições de Lucas, Inácio, Didi e Joca enquadram-se na intenção de emagrecer o plantel e mais jogadores estão em vias de partir. Como é sabido, o Braga estuda a possibilidade de emprestar o avançado Stojiljkovic aos gregos do Panathinaikos, com opção de compra; enquanto o lateral-direito Anthony D"Alberto e o médio Joca, muito pretendidos em Portugal e no estrangeiro, serão cedidos na perspetiva de ganharem rodagem. A sociedade desportiva tem em mãos algumas possibilidades e dará preferência a clubes que disputem os principais campeonatos dos respetivos países.
Cortado há muito por Abel Ferreira, o internacional sub-20 brasileiro Alef foi oficializado entretanto no Apollon Limassol (Chipre). Tal como O JOGO já havia adiantado, o médio-defensivo foi emprestado por uma época e a transferência não terá implicado qualquer opção de compra. Há dois anos, desembarcava em Portugal com o estatuto de reforço sonante, assumindo mesmo ter sido confrontado com um convite do Benfica. Em ação e nos treinos, nunca convenceria Paulo Fonseca, José Peseiro, Jorge Simão e, por último, Abel Ferreira.