Ausência de Gyokeres e poupanças para o dérbi de domingo abrem espaço à frente. Sempre que o camisola 20 marcou na Liga Europa a sua equipa não perdeu. Foi assim no Braga e é assim de leão ao peito. Esta época, a nível interno tem sido decisivo, mas ainda não festejou na Europa.
Corpo do artigo
Rúben Amorim prepara alterações para a receção ao Raków, quarta partida da fase de grupos da Liga Europa. A proximidade do dérbi contra o Benfica, no domingo, no Estádio da Luz, “obriga-o” a fazer uma gestão rigorosa do plantel para ter todos os jogadores no máximo. Aliás, o próprio já fez questão de esclarecer que este ano é de “tudo ou nada”, referindo-se à conquista do título de campeão nacional, percebendo-se imediatamente quais são as suas prioridades.
Entre as mexidas que irá efetuar, é praticamente um dado adquirido que Paulinho e Trincão farão parte das contas para iniciarem a partida. Ou seja, no ataque irão verificar-se as alterações mais impactantes, até porque ficarão de fora jogadores que têm sido fundamentais esta temporada, como Gyokeres, Edwards e (ou) Pedro Gonçalves. O internacional sueco está castigado e o inglês ou o português deverão ser poupados para o desafio da Luz.
A ausência de Gyokeres, castigado devido ao cartão vermelho direto que viu diante da equipa polaca, abre espaço para a entrada em ação de Paulinho, jogador que esta temporada tem sido decisivo no campeonato - já contribuiu para a conquista de nove pontos. E apesar de ainda não ter marcado na presente edição da Liga Europa, Rúben Amorim pode estar completamente descansado porque o antigo jogador do Braga elegeu esta prova europeia como uma das suas favoritas. Ou seja, quando Paulinho marca nesta competição a sua equipa não perde. No total, são 13 remates certeiros.
É assim desde os tempos em que jogava no Braga. Pelos arsenalistas, em 2019/20, por exemplo, marcou seis golos. As vítimas foram Brondby, Besiktas, Wolverhampton e Slovan Bratislava e os minhotos ganharam três jogos e empataram um. No ano seguinte, ainda com as cores do Braga, antes de assinar pelo Sporting, picou o ponto com AEK, Zorya e Leicester. Uma vez mais, a sua equipa não perdeu qualquer jogo. Já no Sporting, também nesta competição, marcou no empate contra o Arsenal na época passada, em Alvalade.
Trincão tem apenas um golo na Liga Europa: em 2019/20 ao Slovan Bratislava.
Mais mexidas nos outros setores da equipa
Além de mexer no ataque, Amorim deverá fazer alterações nos outros setores. Na baliza, Israel deverá substituir Adán e à sua frente deverá contar com St. Juste, Diomande e Coates. Gonçalo Inácio, empurrado para a frente, poderá formar com Bragança o núcleo duro do meio-campo. Na esquerda, Matheus Reis deverá ocupar o lugar habitualmente atribuído a Nuno Santos e, no lado contrário, Esgaio deverá permanecer como titular, embora Fresneda, que recentemente apresentou problemas físicos, esteja à espreita. No ataque, Paulinho, Trincão e Edwards ou Pedro Gonçalves são as setas apontadas à baliza do Raków.