"Panzer" Vitinha seduz Bundesliga: clubes abordaram Braga em janeiro e preparam novo assalto
SAD arsenalista foi abordada em janeiro por clubes alemães e a todos António Salvador remeteu para a cláusula: 30 milhões. As caraterísticas do segundo melhor marcador do Braga casam na perfeição com o estilo de futebol praticado no campeonato alemão. Vitinha prepara-se para animar o mercado de verão. Época com 17 golos.
Corpo do artigo
O golo e a exibição de Vitinha frente ao Benfica, determinantes para a vitória do Braga, colocaram o ponta-de-lança no centro das atenções e confirmaram-no como um dos valores emergentes do futebol português, mas a verdade é que começaram há muito tempo as movimentações de mercado em torno do jogador de 22 anos.
Na janela de transferências de janeiro, por exemplo, a SAD arsenalista foi sondada por vários clubes alemães, todos eles da Bundesliga, que quiseram saber o valor de uma eventual transferência, posicionando-se também como possíveis candidatos a receberem o jogador já na próxima temporada.
Com contrato renovado há pouco mais de um ano, e que passou a ser válido até junho de 2024, Vitinha ficou com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, precisamente o valor pedido por António Salvador a todos os clubes que manifestaram interesse no ponta-de-lança.
As caraterísticas do camisola 99, como a superior capacidade física, o ataque aos espaços e a facilidade de remate com os dois pés, casam na perfeição com o tipo de futebol praticado na Bundesliga, um campeonato que tem uma média de 3,07 golos por jogo, a mais alta entre as cinco principais ligas europeias (na Liga Bwin é de 2,65 por jogo).
Ainda que o preço exigido pelo Braga seja muito elevado, sabendo-se que, nestes casos, será sempre alvo de negociações, segurar o segundo melhor marcador da equipa, só superado por Ricardo Horta, será uma tarefa complicada.
Lançado na época passada, com 28 minutos de competição somados em dois jogos, Vitinha ainda jogou esta temporada na equipa B numa fase inicial, mas face à falta de golos de Abel Ruiz e Mario González, Carvalhal "puxou-o" em definitivo para o plantel principal e a resposta não tardou, somando até agora 13 golos, seis deles no campeonato.
No conjunto de todas as competições, incluindo a Liga 3, o ponta-de-lança já vai em 35 jogos e 17 remates certeiros, o último com uma dedicatória a Luva de Pedreiro, um fenómeno brasileiro da internet.