Oitavo jovem da formação lançado esta época por Carvalhal, Berna repartia em criança a paixão entre a música e o futebol.
Corpo do artigo
A meio de fevereiro, na deslocação do Braga à Moldóvia, para defrontar o Sheriff, Carlos Carvalhal revelou, em pleno voo e em conversa informal com os jornalistas, que mais tarde ou mais cedo iria estrear Berna esta época, um prémio não só pelo rendimento desportivo mas também por encarnar de forma exemplar o espírito do emblema minhoto.
Pois bem, menos de dois meses depois, e logo frente ao Benfica, o médio natural de Braga e que representa o clube desde os dez anos somou os primeiros minutos na equipa principal, chegando com 19 anos ao patamar com que sonhava desde miúdo.
Com tenra idade, Berna começou a dar os primeiros pontapés na bola na Escola de Futebol Fernando Pires, em Braga, passando ainda pela Escola do Benfica de Póvoa do Lanhoso antes de chegar ao clube arsenalista. Pela mesma altura, a paixão pela música e pela guitarra ainda o levou a entrar numa escola da especialidade, mas quando lá chegou a vaga era destinada a violino, instrumento do qual não gostava muito, embora tenha aprendido a tocá-lo, e talvez isso o tenha levado a apostar mais no futebol. Poderá ter-se perdido um violinista, mas ficou a ganhar o futebol bracarense.
Fã incondicional de Andreas Pirlo, Berna começou por ser um 10 e aos poucos foi recuando para a posição 8, nunca tendo perdido a braçadeira de capitão, ou a presença na hierarquia de capitães, nas várias equipas do Braga que representou desde os sub-13. E se não estiver a jogar, o mais certo é encontrar o médio no meio dos adeptos, muito provavelmente no setor ultra. "Acompanho o Braga desde pequeno e sinto o clube de maneira diferente", confessou Berna de forma séria no podcast do clube, feito pelo humorista Rui Xará. Também por isso a estreia do camisola 79 foi tão sentida pelos adeptos, afinal era um deles que estava a vestir a camisola bracarense.
Sem dúvidas quanto a tomar uma opção capilar mais radical se isso significasse ver o Braga campeão, no mesmo programa Berna revelou que, no futuro, ver-se-ia como presidente do clube. Para já, está a tirar Ciências do Desporto na Universidade do Porto.