Com a destituição de Bruno de Carvalho e Sousa Cintra a apresentar um vínculo novo em folha e com salário quase duplicado, o holandês aceitou então regressar e continua a ser uma pedra nuclear nos verdes e brancos.
Corpo do artigo
Ao aceitar regressar ao Sporting e com base num novo contrato, Bas Dost viu substancialmente melhorada a sua folha de vencimento nos verdes e brancos. Ainda durante a liderança transitória de Sousa Cintra, o goleador holandês rubricou um novo contrato - tinha rescindido o anterior após a invasão a Alcochete -, válido por até 2021 e vendo disparar o salário para os 3 milhões de euros limpos. É, de longe, o mais bem pago dos jogadores do emblema lisboeta.
Contratação mais cara de sempre dos verdes e brancos, Bas Dost ingressou nos leões durante o verão de 2016, a troco de nada menos do que dez milhões de euros, estabelecendo assim a soma recorde em Alvalade. À altura, o internacional holandês deixou o Wolfsburgo para receber 1,8 milhões de euros livres de impostos, sendo também aí o mais bem pago. Porém, a contratação posterior de Seydou Doumbia furou o teto salarial, com o marfinense a ganhar um ordenado superior a dois milhões de euros também limpos.
Vencimento líquido do goleador leonino era de 1,8 milhões de euros. Comissão de gestão que antecedeu Frederico Varandas voltou a torná-lo no elemento mais bem pago do plantel verde e branco
Depois dos tumultos registados em Alcochete que estão sob investigação da justiça (ler mais informação na página 9), Dost foi o póster da invasão, ficando célebre a sua foto com uma ferida na cabeça, depois de ser agredido pelo bando de adeptos que invadiu Alcochete. Em consequência disso - a 11 de junho passado - Bas Dost revogou unilateralmente o primeiro contrato que assinara com os verdes e brancos, juntando-se, então, a Rui Patrício, Daniel Podence, William Carvalho, Bruno Fernandes e Gelson Martins, alegando condições de segurança necessárias para a prática da sua profissão.
Com a destituição de Bruno de Carvalho e Sousa Cintra a apresentar um vínculo novo em folha e com salário quase duplicado, o holandês aceitou então regressar e continua a ser uma pedra nuclear nos verdes e brancos.