João Tralhão trabalhou com Nuno Santos na formação do Benfica e vê a chamada do jovem para o duelo com o Dínamo Zagreb como um prémio para "todo o esforço" demonstrado.
Corpo do artigo
Convocado por Bruno Lage para o jogo com o Dínamo de Zagreb, Nuno Santos é a grande novidade num lote de 20 jogadores em que quase metade (nove) foram formados no Seixal. Trata-se de um recorde em provas da UEFA, depois dos oito jovens chamados à Turquia. Para João Tralhão, a chamada de Nuno Santos não é inesperada. "Era uma questão de tempo e um cenário previsível. Faz parte de um grupo de elite do Benfica e só estaria à procura de uma oportunidade para entrar neste grupo de exceção", principia o ex-treinador de juniores e sub-23 dos encarnados a O JOGO.
"Quando falha uma ação, não se sente satisfeito e tenta superar-se na ação seguinte"
Profundo conhecedor das camadas jovens das águias, João Tralhão destaca a "forte mentalidade" do médio-ofensivo. "É muito exigente com ele e isso cria-lhe a sensação de superação constante. Em alguns momentos de frustração conseguiu sempre dar a volta. E falo de ações mais básicas até de um treino. Quando falha uma ação, não se sente satisfeito e tenta superar-se na ação seguinte. Não gosta de falhar e desenvolveu uma das capacidades mais importantes para um jovem que é a resistência à frustração", aponta o técnico.
Visto como um jogador "muito versátil", que pode atuar nos corredores laterais ofensivos ou como 10, o médio de 20 anos é um "criativo, capaz de oferecer situações de finalização para os colegas". "Consegue jogar muito bem em zonas interiores do campo e adapta-se bem a zonas exteriores. Impressiona pela capacidade técnica incrível com ambos os pés e tem recursos técnicos que dificilmente encontramos num jovem da sua idade", descreve João Tralhão, acrescentando que Nuno Santos, que totaliza 23 desafios pela equipa B, também é eficaz a finalizar. "Tem muitos golos no seu trajeto e é um finalizador excecional. Se ele tiver uma oportunidade para rematar, consegue fazê-lo com muita precisão. Esta chamada vai dar-lhe vitamina extra para estar mais vezes presente na equipa principal", sublinha ainda.
Mais oportunidades a caminho, vaticina João Tralhão
João Tralhão vê "muitos bons miúdos" na formação do Benfica e considera que será apenas uma questão de tempo até que a oportunidade surja para todos.
Mais miúdos da formação promovidos?
-Há ali muitos bons miúdos que vão de certeza ter a sua oportunidade. A seu tempo, as coisas vão acontecer.
O que significa a chamada de Nuno Santos?
-O Nuno tem tido um trajeto que o tem ajudado a crescer cada vez mais como jogador, um trajeto com alguns momentos mais difíceis, com altos e baixos e resiliência aos momentos menos bons. A convocatória valida todo esforço e dedicação que tem tido para atingir o sonho e o objetivo de estar na equipa principal e é um indicador claro do reconhecimento por todo o trabalho feito até agora.