A decisão de afastar Pedro Hipólito surpreende, uma vez que o clube prepara-se para tentar a subida à Liga 3, após ter sido campeão da série C do Campeonato de Portugal
Corpo do artigo
O Elvas, clube que compete no Campeonato de Portugal (CdP), anunciou esta segunda-feira que terminou, com efeitos imediatos, o contrato do treinador Pedro Hipólito.
A decisão surpreende, uma vez que para além de ter terminado a série C do CdP no primeiro lugar, a equipa fez história esta época, ao atingir os quatros-de-final da Taça de Portugal, após eliminar o Vitória de Guimarães.
Numa campanha em que totalizaram 20 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota nos 26 jogos disputados no CdP, os cavaleiros somaram 65 pontos, um número superior ao de qualquer outra equipa nesta competição.
No entanto, em comunicado, a SAD alentejana justifica a decisão, considerando que, nas últimas semanas, deixaram “de existir condições para o técnico manter o cargo até ao final da temporada”.
“A relação dos responsáveis de um clube ou de uma sociedade desportiva com o treinador principal da equipa tem de assentar em diversos princípios. Mas há um deles que deve estar sempre acima de todos os outros: a confiança. Pedro Hipólito, por decisão exclusivamente sua, foi responsável por posições que puseram em causa a lealdade, a coesão, a união e essa confiança que deveriam pautar a relação entre os responsáveis de “O Elvas” e o líder técnico, responsável pelo grupo de trabalho”, justificou o clube, que continuou a explicar o afastamento do técnico de 46 anos: “Há valores e princípios fundamentais que são inegociáveis e que, para nós, estão acima de tudo, inclusivamente dos resultados da principal equipa de futebol. E esses laços foram quebrados, percebemos agora, de forma irremediável”.
Os alentejanos divulgaram ainda que fizeram de tudo para tentar “normalizar a relação”, mas contam que “infelizmente, tal não foi possível”. Os responsáveis revelam, no entanto, que continua a haver “uma vontade muito grande por parte de todo o grupo em alcançar a desejada subida à Liga 3”, e garantem que o grupo vai “continuar a lutar” com esse objetivo em mente, prometendo anunciar o nome do próximo treinador “em breve”.
A equipa vai disputar a fase de apuramento de subida à Liga 3, encontrando-se na série 2, onde vai ter pela frente Fátima, Lusitano de Évora e o Amora.