Há 20 anos que um treinador do Sporting não soma lá duas vitórias seguidas na Liga.
Corpo do artigo
Rúben Amorim empatou o primeiro jogo que fez pelo Sporting em Guimarães para a Liga, mas, em 2020/21, venceu por 4-0. Este sábado corre para tornar-se o primeiro treinador verde e branco a somar duas vitórias seguidas na Liga Bwin, no Berço, o que não se vê há 20 anos, mais concretamente por Laszlo Boloni.
Paulo Bento ganhou duas das quatro vezes que visitou o rival para o campeonato, mas nunca de forma consecutiva. Jorge Jesus, nas três vezes que se deslocou ao Berço para a Liga pelo Sporting, só ganhou a última: em 2015/16, por exemplo, empatou 0-0 e viu o Benfica ficar a um ponto e começar a ameaçar a liderança.
Rúben Amorim beneficia por estar há dois anos em Alvalade, numa continuidade técnica que não tem sido habitual neste século no Sporting, para assim poder bater registos. O Berço é tradicionalmente difícil: nos últimos dez jogos na Liga como visitante, o Sporting ganhou quatro vezes, empatou quatro e perdeu duas. Há que ressalvar, ainda assim, que pode ser alcançada uma sequência positiva se forem contabilizadas todas as provas a jogar fora ou em casa: os leões poderão somar a quarta vitória seguida ante o V. Guimarães. Para encontrar uma sequência tão boa é preciso recuar 16 anos, quando, de 2004 a 2006, o Sporting venceu os minhotos seis vezes seguidas.
Com Amorim nos últimos três embates com os vitorianos, o Sporting não sofreu golos, vencendo duas vezes por 1-0 em casa e num 4-0 fora, em 2020. Tendo isso em conta, os leões correm por um registo defensivo ímpar: podem somar o quarto jogo seguido em todas as provas sem sofrer golos, que seria a melhor série na época, e caso o consigam atingem quatro vitórias seguidas com o V. Guimarães sem conceder tentos. Tal nunca aconteceu entre os dois emblemas.