Avançado de 21 anos faturou em Alverca e já leva sete remates certeiros, quebrando recorde de Hugo Vieira nas primeiras nove jornadas do campeonato
Corpo do artigo
Leia também Jardim arrasa arbitragem e admite deixar o Brasil: "Não quero isto para mim"
O golo de Pablo na vitória por 4-0 em Alverca confirmou o excelente momento de forma do avançado, filho do ex-portista Pena, e consagra-o na história do Gil Vicente. Com sete golos nas primeiras nove jornadas da I Liga, o luso-brasileiro, de 21 anos, ultrapassou a melhor marca de sempre dos gilistas nesse período, que pertencia a Hugo Vieira e perdurava há 12 anos.
Na época de 2012/2013, o futebolista já retirado, então emprestado pelo Benfica aos galos, marcou seis golos em igual ciclo. Os sete tiros certeiros de Pablo são um registo que nem mesmo o melhor marcador de sempre dos gilistas, Fran Navarro, agora no Braga, conseguiu nas duas épocas em Barcelos: fez cinco nas nove primeiras partidas, em 2021/22 e 2022/23. O dianteiro espanhol representa, por outro lado, um desafio estimulante para Pablo, que já leva praticamente metade do que Navarro marcou assinou na primeira temporada em Barcelos, com 16 golos em 35 partidas. Na segunda, faturou 21 vezes em 43 desafios.
Mantendo esta cadência, o camisola 9 dos galos pode bater os recordes do goledor-mor gilista, que no campeonato fixou 0,5 golos por jogo, em cada uma das épocas. Neste momento, Pablo leva uma impressionante média de 0,78, mais do que qualquer outro jogador do Gil conseguiu numa temporada.
Coletivo busca recordes
Também a nível coletivo, o Gil persegue recordes. Depois de ter protagonizado o melhor arranque de sempre na I Liga e, em Alverca, a goleada mais volumosa fora de portas (0-4), agora aponta a outro feito: a melhor primeira volta de sempre. Com 19 pontos, faltam-lhe oito, com 24 ainda em disputa. E já depois de ter defrontado FC Porto, Benfica e Braga.
