Andrew à porta de marca histórica: "É um dos melhores do campeonato português"
Guarda-redes só sofreu golos em duas das nove jornadas. Está a três jogos de superar registo de 23/24. Marcelo Inácio treinou-o e atesta valor
Corpo do artigo
O guarda-redes Andrew Silva está prestes a bater uma marca histórica na carreira, a de maior número de jogos sem sofrer golos. Em apenas nove partidas, o brasileiro de 24 anos manteve a baliza do Gil Vicente inviolada em sete delas - frente a FC Porto e Benfica - e já igualou, neste capítulo, os números de toda a temporada anterior, estando apenas a três de ultrapassar o melhor registo de sempre, conseguido na época de 2023/24, em que não foi buscar a bola ao fundo da baliza em nove encontros.
Andrew Silva, que chegou a Barcelos em 2021 e assumiu a titularidade na temporada de 2022/23, somando já 116 jogos ao serviço dos galos, teve Marcelo Inácio como treinador de guarda-redes no clube de origem, o Botafogo, do Brasil. O técnico mostrou-se "feliz" a O JOGO pela evolução do guarda-redes, que já tem uma internacionalização pelos sub-23 da canarinha, acreditando em voos mais altos. "Nunca tive dúvidas de que ele pudesse crescer e chegar a marcas como essa. Faz parte do amadurecimento que tem tido ao longo destas temporadas na Europa. Tenho acompanhado todos os jogos e também continuo a falar muito com ele, mesmo naqueles momentos menos felizes de golos sofridos. Mas a realidade é que o Andrew sempre teve qualidade técnica de sobra e o que lhe faltava está a consegui-lo esta temporada, que é a tal maturidade."
Por isso, defendeu o ex-treinador, Andrew "é atualmente um dos melhores guarda-redes do campeonato português e já tem potencial de ser chamado à seleção principal brasileira", salientou, torcendo para que esse momento surja "num futuro próximo", e acrescentando que essa hipótese tem sido "bastante comentada" no Brasil. "Colegas meus de clubes de primeira linha conversam muito comigo sobre a evolução que ele tem tido."
Andrew Silva chegou a Barcelos com 19 anos e é já o guarda-redes estrangeiro com mais jogos pelos galos.
