Pedro Proença esteve na Assembleia Anual do World Leagues Forum, sublinhando os perigos das medidas anunciadas.
Corpo do artigo
Pedro Proença marcou presença esta sexta-feira na Assembleia Anual do World Leagues Forum (WLF), que decorreu na Cidade do México e onde foram debatidos temas que fazem parte da reforma que a FIFA pretende introduzir na regulamentação do futebol à escala mundial.
No final, o presidente da Liga reforçou a "grande preocupação das ligas internacionais, e particularmente da Liga Portugal, com as imposições da FIFA e da UEFA no que concerne aos novos calendários e às novas competições internacionais, bem como aos novos horários e obrigação de redução do número de equipas participantes nas competições internas", falando também sobre a distribuição dos "direitos comerciais internacionais".
Para Pedro Proença, as imposições anunciadas pela FIFA e pela UEFA, que colidem com os direitos nacionais de cada uma das ligas profissionais, "colocam em perigo o seu futuro podendo determinar a sua extinção nos moldes atuais". Entre as alterações discutidas na Assembleia Anual da WLF destacaram-se a regulamentação dos intermediários, empréstimos internacionais de jogadores, mecanismo de solidariedade interno e casa de transferências da FIFA.
Também na reunião com a FIFA, a WLF manifestou as suas preocupações com a vontade que a FIFA tem vindo a manifestar na criação de competições mundiais de clubes e de nações, em que o valor estimado para as mesmas é de 25 mil milhões de dólares.